terça-feira, 29 de novembro de 2011

Manacapuru é exemplo de cooperativismo




Manacapuru é o primeiro município do interior do Amazonas a instalar a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop) e o segundo a instituir a Política Municipal do Cooperativismo. Lei que foi aprovada por unanimidade em agosto deste ano e já sancionada pelo prefeito Ângelus Figueira.

A Frencoop-Manacapuru foi instalada em sessão solene, na última segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores do Município com a participação do presidente do sistema Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (OCB/Sescoop-AM), Petrucio Magalhães e do deputado e presidente da Frencoop Estadual, deputado Luiz Castro (PPS) e representantes de cooperativas do município como os presidentes Assis Lima, da Coopturman e Eliana Medeiros, da Coomapem.

A Frente Parlamentar, instituída por meio da Resolução Legislativa nº 12 de 20 de junho de 2011, foi uma propositura do vice-presidente da Casa, vereador Moisés Gomes de Aguiar (PPL), acatando solicitação do presidente da OCB/AM, e aprovada por unanimidade. Ela é composta pelos vereadores Moisés Aguiar (presidente), Francisco Bezerra (secretário), Maria Izabel Ramos, Anderson Rasori e Jaziel Nunes Alencar, como membros.

Petrucio Magalhães em seu pronunciamento destacou o empenho do vereador Moisés Aguiar que aderiu à ideia e realizou um árduo trabalho de articulação para aprová-la na Câmara Municipal. “O vereador demonstrou uma visão de futuro que foi abraçada por todos, incluindo o prefeito Ângelus Figueira que já garantiu apoio às resoluções. Uma demonstração disso foi a concessão dos serviços de transporte público na cidade à Cooperativa de Transporte Coletivo, Carga e Turismo de Manacapuru (Coopturman). Exemplo que certamente deverá ser seguido pelos demais municípios do Estado”, proferiu Magalhães.

Moisés Aguiar ressaltou o cooperativismo como uma alternativa para superar crises por meio da união de pessoas que se contrapõem ao individualismo. O vereador listou problemas que o município enfrenta como o transporte escolar e de produtos como a juta e a malva. Diante disso solicitou apoio do deputado Luiz Castro para a criação de uma câmara setorial para a fibra, juta e malva no Estado. “A Frencoop-Manacapuru é uma entidade suprapartidária que reúne oposição e situação na crença de que este é o caminho para o desenvolvimento do interior e o futuro do Estado”.

O deputado Luiz Castro ressaltou que os vereadores de Manacapuru estão construindo o futuro ao criar a Frente que dará apoio e força política para que as cooperativas possam crescer. Ele defendeu ainda a criação de cooperativas de crédito nos municípios para fazer frente aos juros proibitivos dos bancos, a criação da lei do cooperativismo estadual e, principalmente, a criação da câmara setorial da fibra. Ideía que já está sendo formata junto as Secretarias de Estado de Produção (Sepror) e de Planejamento. “Já iniciamos o diálogo porque entendemos que o Amazonas não pode ficar produzindo apenas sacaria para grãos, mas também produzir embalagens biodegradáveis para substituir as sacolas plásticas nos supermercados. Também não temos nada contra os comerciantes e atravessadores, mas queremos garantias e condições justas para quem trabalha e produz”, afirmou.

De acordo com Petrucio, Manacapuru foi o segundo município do Amazonas a instituir a Política Municipal do Cooperativismo. A Lei Municipal nº 163, de 11 de agosto de 2001, consiste no conjunto de diretrizes e norma voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e o seu desenvolvimento. Ela estabelece ao poder executivo municipal a atuação para estimular as atividades das cooperativas existentes, bem como de grupos interessados em constituir novas organizações assegurando o crescimento da atividade. “Além de estabelecer incentivos para a constituição, manutenção, fomento e o desenvolvimento do sistema a lei traz outros benefícios como permitir a participação em licitações públicas”, comemorou o cooperativista. Fonte: OCB/Sescoop

Nenhum comentário:

Postar um comentário