sábado, 3 de dezembro de 2011

Conab vai usar embarcações para abastecer famílias ribeirinhas da Amazônia

 

A Conab vai contratar os serviços especializados de engenharia naval da Universidade Federal do Pará (UFPA), mediante termo de cooperação técnica, para elaboração de projeto e construção de quatro embarcações de aço, tipo chata, destinadas à navegação fluvial nas calhas dos rios da região amazônica.

As embarcações serão utilizadas na execução de programas governamentais de apoio à população ribeirinha localizada nas calhas dos rios Amazonas, Solimões, Negro, Madeira, Juruá e Purus. A diretoria da empresa quer finalizar a contratação do projeto ainda este mês, para viabilizar a licitação da construção das embarcações no início do próximo ano.

Os programas relacionados, como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap) e o de apoio a extrativistas (PGPM-Bio), vão beneficiar também famílias de agricultores e de pescadores. A ação, no valor de R$ 70 milhões, está vinculada ao Plano Brasil sem Miséria e envolve os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, da Pesca e Aqüicultura, e do Meio Ambiente.

Com as embarcações, será possível, por exemplo, a compra e venda de produtos básicos e  regionais como arroz, feijão, farinha, castanha-do-brasil, cupuaçu, entre outros, para formação de estoques ou distribuição gratuita à população carente. Com isto, espera-se o melhoramento do sistema de abastecimento da região e a erradicação da pobreza ribeirinha.

As Unidades de Serviço Fluvial, como serão denominadas as embarcações, poderão também armazenar e transportar sementes e equipamentos agropecuários, medicamentos e cartilhas relativas à saúde, educação e agricultura, em trabalho articulado com outros órgãos públicos no estado e nos municípios. (Raimundo Estevam/Conab)

Nenhum comentário:

Postar um comentário