quinta-feira, 19 de julho de 2012

Técnicos da Conab capacitam extrativistas no Amazonas

Comunidades tradicionais da região de Boca do Acre, no Amazonas, aprenderão como tirar proveito de políticas públicas voltadas ao extrativismo. Entre os dias (17) e (19), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lotados nas Superintendências de Apoio à Agricultura Familiar (Supaf) e de Gestão de Oferta (Sugof), e da Conab/AM, orientarão extrativistas locais e técnicos de instituições parceiras a como participar da Política de Garantia de Preço Mínimo para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Também será explicado o mecanismo relativo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Esta capacitação faz parte do Plano de Implantação da PGPM-Bio e do PAA em Unidades de Conservação de Uso Sustentável e já vem ocorrendo em outros estados brasileiros. No caso do Amazonas, estão previstos novos eventos para as próximas semanas, em outros municípios amazonenses. O projeto é uma parceria da Conab com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O curso divulga para os extrativistas os benefícios da PGMP-Bio e do PAA. Criada em 2008, a PGPM-Bio é uma modalidade de Subvenção Direta que prevê ao extrativista o recebimento de um bônus caso efetue a venda de seu produto por preço inferior ao preço mínimo fixado pela Conab. Já o PAA é um mecanismo que permite ao governo federal comprar alimentos da agricultura familiar, de forma rápida e descomplicada, para formação de estoques estratégicos ou para doação a populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. (Antônio Marcos da Costa / Conab)

Nenhum comentário:

Postar um comentário