segunda-feira, 24 de setembro de 2012

IDAM oferece capacitação em Boca do Acre

24/09/2012 - Paula Vieira
Um público de aproximadamente 56 pessoas, entre eles produtores rurais e agricultores familiares das comunidades do km 90 e do PA Monte Linha 20, no município de Boca do Acre (1.028 km de Manaus), participaram de curso sobre a Importância da vacinação da brucelose nos animais fêmeas de 3 a 8 meses de idade, realizado no início de setembro, pela Unidade Local do IDAM. O responsável pela capacitação foi o médico veterinário, Henrique Nogueira do Carmo. De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Ney Freitas Assis, o principal objetivo do curso é orientar e incentivar os produtores a vacinar os animais do seu próprio rebanho, contando sempre com a supervisão dos extensionistas do IDAM local. No curso, os participantes receberam orientações sobre o risco que os animais infectados podem transmitir ao homem, os prejuízos econômicos na produção e na comercialização, além da contaminação, de um animal doente, junto ao rebanho, a importância da vacinação, cuidados em manusear as vacinas e, principalmente, habilitar produtores a vacinar animais de sua criação. As atividades também foram desenvolvidas na prática, nas propriedades dos agricultores, Robson Lopes Faria, na Colônia Felicidade e, Moacir Delapri, na Colônia São João Batista.




Segundo o médico veterinário, Henrique Carmo, a brucelose ou aborto infeccioso é causado por uma bactéria (Brucella abortus), conhecida como Zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o ser humano através do leite da vaca quando contaminado.
“A contaminação dos animais pode trazer muitos prejuízos aos produtores, pois uma vez que um animal é contaminado com a bactéria da brucelose, outros animais entrarem em contato com ele, poderão ser contaminados, disseminando assim a doença em todos os outros animais do rebanho”, finalizou o médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário