segunda-feira, 24 de setembro de 2012

XV Exposição Agropecuária de Humaitá é realizada com sucesso

Aconteceu em Humaitá (590 km de Manaus) dos dias 20 a 23 de Setembro a XV Expohuma 2012. O evento aconteceu no Parque de Exposição Dr. Renato Gonçalves, BR 230 km 6, próximo ao portal da Cidade. A realização do evento só foi possível com o apoio do Governo do Amazonas através do Programa Amazonas Rural, que é realizado pela Secretaria de Produção Rural e Abastecimento, Sepror.
De acordo com a secretária em exercício da Sepror, Tanara Lauschner, a Expohuma foi o início do Programa Amazonas Rural no município. Bem como uma oportunidade de comemorar a produção de Humaitá “O governo quer tornar o município de Humaitá em um polo de piscicultura, para que isso se concretize nós já temos dois convênios celebrados, um para aquisição do terreno em que está sendo realizado o evento e outro para construção de um laboratório de tanques escavados para a criação de alevinos. Queremos transformar a cidade da Abacaba na cidade do peixe”.
Tanara também ressaltou a participação do público e organização do evento além de comemorar todas as conquista do município. “Trago um grande abraço do nosso secretário Eron Bezerra e do governador do Omar Aziz que tem apoiados projetos na saúde, educação e principalmente na segurança não só na capital, mas também no interior do Amazonas”.
Oney Rossato Presidente da Associação dos Pecuaristas e Produtores Rurais de Humaitá, Aprhuma, lembrou-se da importância do evento para o estado “Essa é maior festa do Amazonas, o maior empreendimento do agronegócio, temos ônibus e taxis ajudando na exposição. A arquibancada e as barracas estão cheias e no próximo ano todos devem comparecer à festa”.

Sustentabilidade
Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Idam, e Associação dos Produtores AgroExtrativista do Vale do índio, Aspravi, também está sendo realizada no Parque Dr. Renato Gonçalves o projeto Casa de Vegetação que é plantio de mudas para reflorestamento. Entre as espécies que serão plantadas estão a andiroba (Carapa guianensis), copaíba (Copaifera sp) orelha de macaco (Fabaceae-Mimosoideae) e tento (Adenanthera Pavonina L).
Atrações:
O evento que foi recheado de muita adrenalina, alegria e emoção teve várias atrações como a tradicional cavalgada, montarias, provas bailão e show musical com a participação da dupla Sertaneja Marlon e Maicon. Além da queima de fogos.

Amazonas Rural
O programa Amazonas Rural consiste em pacote de medidas para aumentar a produção, a fim de tornar o Amazonas autossuficiente em alimentos e produtos agroflorestais, dinamizar a economia dos municípios, gerando riqueza e oportunidades de emprego a partir da criação de mais de 200 mil ocupações, além de estimular o desenvolvimento sustentável, através da consolidação de culturas tradicionais, como peixe, fibras, borracha, frutas regionais, manejo madeireiro e a pecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário