terça-feira, 25 de setembro de 2012

O IDAM em Japurá capacita produtores de farinha

Agricultores recebendo orientações no manejo da farinha
Agricultores recebendo orientações no manejo da farinha

25/09/2012 - Paula Vieira
Agricultores familiares do município de Japurá (a 744 km de Manaus), participaram do curso de boas práticas de farinha e derivados de mandioca, realizado no período de 18 a 20 de setembro, no Km 01 da estrada do Mapari, na propriedade do produtor, Paulo da Silva Moraes. A capacitação foi aplicada pela extensionista rural do IDAM Central, Meire Jane de Oliveira Santiago.
Durante o curso, os agricultores receberam informações sobre estrutura das plantas e componentes das raízes, utilização da mandioca na alimentação humana, animal e industrial, produção, capacidade e estrutura de uma casa de farinha. Também foram abordadas noções de higiene durante a manipulação e processamento de alimento, práticas de limpeza da casa de farinha, além de práticas de aproveitamento de subprodutos para a fabricação de ração e derivados para a alimentação humana, armazenagem, classificação, embalagem, transporte e comercialização da farinha. É importante destacar que todas as orientações repassadas aos participantes, também foram desenvolvidas na prática.


Para a extensionista rural, Meire Santiago o objetivo da capacitação não era simplesmente orientar agricultores do município a fazer farinha, visto que é uma atividade tradicional da região, mas, sim, melhorar a qualidade, pois se trata de um alimento que influencia diretamente na saúde de quem a consome. Também foram destaque no evento a fabricação dos subprodutos da mandioca, como o tucupi e a goma.




Participantes do curso
Participantes do curso

Conforme o gerente da Unidade Local do IDAM, Nestor Ribeiro Neto, a qualidade da farinha sem dúvida vai melhorar, devido à ênfase aplicada no curso com relação à limpeza e higiene no processo de produção da matéria- prima, como também de utensílios e equipamentos da casa de farinha e, do próprio produtor, que manipula todo o processo.


“Os agricultores familiares mostraram-se satisfeitos em participar do curso, visto que muitos adotarão as atividades de boas práticas da farinha repassadas na capacitação”, finalizou o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário