06/02 ›› Agricultores são beneficiados com UDs em Boca do Acre
06/02/2013 - Paula Vieira
Cerca de 250 agricultores familiares do município de Boca do Acre (1.028 km de Manaus), já estão sendo beneficiados com as Unidades Demonstrativas (UDs) de pastejo rotacionado, sistema agroflorestal (SFs) e integração lavoura pecuária florestal (ILPF). A ação faz parte do projeto Fundo Amazônia em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Instituto Amazônia (IA) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As Uds foram concluídas em janeiro deste ano, e tem como objetivo fortalecer e disseminar as atividades do setor primário de forma sustentável.
“O nosso objetivo é futuramente beneficiar mais agricultores, ou seja, todas as famílias que dependem da agricultura e também da pecuária de nosso município, o equivalente a mais de 2.000 mil pessoas”, pontuou o médico veterinário do IDAM, Henrique Nogueira.
Instalação das Unidades Demonstrativas – Foram iniciadas em outubro de 2012, e finalizadas no início do ano. A UD de pastejo rotacionado possui uma área de 6 hectares com cerca de arame liso, e área de lazer com 3 piquetes de 2 hectares, sendo possível aumentar a capacidade de unidade animal. Já a UD de sistema agroflorestal possui uma extensão de 1,0 hectare, onde estão sendo cultivadas as culturas de milho e arroz, e a UD de integração lavoura pecuária florestal dispõe de uma área de 1,5 hectares, sendo possível cultivar diferentes sistemas produtivos.
Projeto Fundo Amazônia - Tem como objetivo prevenir e combater o desmatamento, promovendo o uso sustentável das florestas no bioma Amazônia. A meta é reflorestar áreas desmatadas da região Sul do Amazonas, e os municípios que estão sendo beneficiados com o projeto são: Lábrea, Apuí, Novo Aripuanã e Boca do Acre.
Cultivo de milho e arroz.
Unidade Demonstrativa - É um método planejado, envolvendo a demonstração de uma técnica ou um conjunto de técnicas já comprovadas para a região, que são empregadas ou utilizadas por um produtor-demonstrador, sob orientação e controle técnico, com a finalidade de criar um exemplo vivo na comunidade, para posterior adoção pelos demais produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário