07/02 ›› Parintins ganhará mais um bezerro gerado por inseminação artificial
"Caprichosa" com 5 meses de gestação.
07/02/2013 - Paula Vieira
O avanço da inseminação artificial no município de Parintins (a 369 km de Manaus) tem obtido ótimos resultados. Agora “Caprichosa” a primeira experiência neste segmento, nascida em 20 de outubro de 2010, está prenhe de 5 meses, com previsão de parto para maio de 2013. O animal pertence à Unidade de Observação (UO), instalada pelo IDAM na fazenda Vovô Octacílio, localizada na Rodovia Eduardo Braga, km 1.
“Inseminada em 12 de agosto de 2012 aos 21 meses e 2 semanas de idade, a bezerra está prenhe com uma única inseminação”, destacou o médico veterinário do IDAM, Octacílio Jose Ferreira Neto, ressaltando que o sêmen usado na inseminação foi o de Gir Leiteiro.
A inseminação artificial faz parte do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino e conta com o apoio do Governo do Estado, Sepror e IDAM em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) e criadores locais. Cabe a Unidade Local do IDAM no município, o fornecimento periódico de nitrogênio líquido para a conservação do sêmen e o acompanhamento técnico. A Associação dos Pecuaristas de Parintins juntamente com os criadores locais se responsabiliza pela estruturação da propriedade, sanidade do rebanho, aquisição de sêmen e equipamentos para inseminação artificial.
"Caprichosa" recém nascida em 20/10/10.
“As vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes, entretanto, para que sua adoção seja um sucesso é necessário que o criador adote medidas em suas propriedades, que melhorem as condições de alimentação, sanidade dos animais e de suas instalações para o manejo do rebanho”, finalizou Octacílio Jose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário