sábado, 30 de março de 2013

Expedição a comunidades marca retorno do Maíra nas águas do Rio Negro (AM)


Expedição a comunidades marca retorno do Maíra nas águas do Rio Negro (AM)

Dias 19 e 20 de março, o IPÊ promoveu uma expedição às comunidades que participam do projeto “Eco-Polos Amazônia XXI: criação e desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis para a Amazônia”, (apoiado pelo Fundo Vale), a bordo do seu barco “Maíra I”. A expedição marcou o retorno das atividades da embarcação no Rio Negro, Amazônia (AM).
Reformado, o barco foi o local de um workshop promovido pelo Instituto com convidados de ONGs, universidades e empresas para uma troca de experiências e ideias sobre os trabalhos socioambientais do IPÊ na região. No roteiro de dois dias foi possível visitar quatro diferentes comunidades da margem esquerda do baixo Rio Negro e Rio Cuieiras, cujos moradores têm desenvolvido trabalhos apoiados pelo IPÊ, como o projeto de Turismo de Base Comunitária e projeto Sociobiodiversidade, que envolve ações voltadas aos  SAFs (Sistemas Agroflorestais)e  ações de fortalecimento de grupos produtivos  da sociobiodiversidade como é o caso do Clube de Mães, produtor de geleias e doces com frutas nativas locais, e artesãos indígenas.
O barco Maíra I é um meio de transporte fundamental para chegar às comunidades ribeirinhas, já que o acesso na região é feito exclusivamente por via fluvial. Com o barco, os pesquisadores do IPÊ percorrem a região do baixo Rio Negro até as localidades, promovendo capacitações, apoiando atividades de organização comunitária e educativas. A sua tripulação é composta por moradores da região, que realizaram a reforma da embarcação. A proposta de contratar pessoas locais, com grande conhecimento da região e das comunidades, tem como objetivo contribuir com a geração de renda no local e com o envolvimento das comunidades com as ações do Instituto.
“O barco fortalece ainda mais o trabalho que temos realizado na região. É um facilitador não só para chegarmos, mas para permanecermos mais tempo próximos das comunidades, além de ser um espaço que pode servir para as nossas atividades e encontros entre as comunidades participantes do projeto”, relata Leonardo Kurihara, um dos coordenadores do projeto.
Sobre o Maíra I
O barco foi doado ao IPÊ pelo Grupo Martins no final de 2003. O grupo empresarial, com sede em Uberlândia (MG), atua no mercado atacadista e tem apoiado desde então diversas ações socioambientais por meio das empresas do grupo, em diversas regiões do Brasil. Em 2012, por meio do projeto Eco-Polos Amazônia XXI, o IPÊ pôde realizar a reforma no barco que servirá de grande apoio às atividades ao longo dos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário