quinta-feira, 14 de março de 2013

Idam implanta U.D de hortaliça


13/03 ›› Idam implanta U.D de hortaliças
13/03/2013 - Gecom
Os agricultores familiares do município de Atalaia do Norte estão conhecendo uma nova alternativa para garantir uma produção suficiente, principalmente na época da cheia do rio. Uma Unidade Demonstrativa de Cultivo de Hortaliça em Canteiro Suspenso foi implantada na comunidade Imaculada Conceição, distante 5.96m da área urbana. O trabalho desenvolvido pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas promete mudar a vida do agricultor Manoel Francisco Raramides Albides, o primeiro beneficiado com a ação. O dia a dia do agricultor é dedicado no cultivo de coentro, cebolinha e couve, plantados em dois canteiros, cada um medindo 1,20m X 10m. Todo o trabalho é acompanhado de perto pelos técnicos da Unidade Local (Unloc) do Idam.

De acordo com o gerente da Unloc/Idam, Helison Ramos Sampaio, o cultivo de hortaliças, nas comunidades localizadas na área de várzea, são muito prejudicadas, no período da cheia, e por conta disso, houve necessidade de utilizar novas técnicas a fim de melhorar a produtividade. 
O trabalho está despertando a atenção dos agricultores locais que já mostram interesse em investir em canteiros suspensos e fortalecer a produção de hortaliças no município, tanto para consumo próprio, quanto para a comercialização.
As hortaliças são alimentos indispensáveis para a dieta equilibrada, pois são importantes fontes de vitaminas, sais minerais,
carboidratos, fibras e outras substâncias como β-caroteno que contribuem, indiscutivelmente, para a saúde humana. 

Unidade Demonstrativa - É um método planejado, envolvendo a demonstração de uma técnica ou um conjunto de técnicas já comprovadas para a região, que são empregadas e/ou utilizadas por um produtor - demonstrador, sob orientação e controle técnico, com a finalidade de criar um exemplo vivo na comunidade, para posterior adoção pelos demais produtores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário