quarta-feira, 6 de março de 2013

› Idam incentiva avicultura em Urucará


06/03 ›› Idam incentiva avicultura em Urucará
06/03/2013 - Gecom
O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), tem incentivado a cadeia produtiva da avicultura de postura no município de Urucará. Uma experiência exitosa vem chamando a atenção na margem direita da estrada UR 01, Km 02, onde fica localizada a granja Rejane. O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), prestado pela Unidade Local (Unloc) do Idam vem garantindo qualidade de vida para a família do avicultor Wagner Ferreira Nunes, proprietário do empreendimento. 

Experiência e vontade de vencer contaram pontos na hora de construir um aviário. A princípio o abrigo era para 8.000 aves poedeiras. Com muita força de vontade, seu Wagner fabricava a ração que diariamente alimentava os animais. E assim, atingia uma produção anual de 5.040 caixas de ovos. 
Mesmo com um mercado em expansão, o avicultor esbarrava na falta de condições para escoar o produto. Para amenizar este entrave a Unloc, com assessoria da Gerência de Produção Animal do Idam, elaborou um projeto para ampliação da granja, com a construção de mais 01 (um) galpão, aquisição de 01 (um) veículo utilitário tipo caminhonete com baú de alumínio, capital de giro para aquisição de pintos e insumos, que foi apresentado a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O projeto foi imediatamente contratado, contemplando o empreendimento rural, com apoio financeiro para expansão da capacidade produtiva e aquisição de transporte para facilitar o escoamento da produção. 

Segundo o extensionista rural da Unloc/Idam,José Arimatéia Simões, com a contratação e implantação dos pleitos acima mencionados, a capacidade produtiva da granja foi aumentada em 25% e o escoamento da produção melhorado.
Para o avicultor, o projeto chegou num momento oportuno, pois atende todas as expectativas, inclusive a de expandir a venda de ovos para as cidades vizinhas. 
A ação de Ater, desenvolvida pelo governo do Estado atende diversos agricultores familiares do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário