quarta-feira, 6 de março de 2013

06/03 ›› Solo de terra firme é analisado em Manicoré 06/03/2013 - Núbia Pereira A equipe técnica da Unidade Local do Idam/Manicoré realizou na última segunda-feira, 04, coleta de solo em duas propriedades rurais da comunidade Barreira do Matupiri (margem esquerda do rio Madeira). As duas áreas são de terra firme, porém com características bem distintas. A primeira, por exemplo, é área de capoeira de mais ou menos 15 anos e está localizada próxima a um seringal nativo. Segundo o presidente da comunidade, Edilson Campos da Silva, a área foi explorada com a cultura da mandioca, no entanto, foi abandonada quando a produção começou a cair. Isso é típico da agricultura itinerante realizada na região. Agora, a intenção é que nas duas áreas seja feita plantação de maracujá. De acordo com a engenheira agrônoma da Unidade Local (Unloc) do Idam, Mariza Lisley, as amostras serão enviadas para laboratório e, conforme a interpretação do resultado das análises, a equipe do Idam inicia o processo de orientações técnicas para a implantação da cultura. A análise de solo é a técnica mais eficiente de obter um diagnóstico da fertilidade do solo. Serve, também, para mostrar a disponibilidade dos nutrientes e indicar se há presença de elementos tóxicos prejudiciais as plantas. “Trata-se de uma ferramenta imprescindível para orientação no programa de adubação, principalmente nos solos amazônicos que tem acidez bastante elevada”, garantiu a engenheira, reforçando que, a relação custo/benefício é satisfatória, quando o produtor aceita a sugestão do Idam e deseja fazer a análise. A Unloc disponibiliza os técnicos para a realização da coleta. O procedimento requer bastante cuidado para que a amostra coletada seja representativa e evite consequências negativas, como desperdício de tempo e dinheiro. Vale ressaltar que, agentes de financiamento exigem análise de solo em financiamentos superiores a R$ 8.000,00. tendo em vista o fato das vantagens de uma calagem e adubação baseada em resultados da análise de solo.


06/03 ›› Solo de terra firme é analisado em Manicoré
06/03/2013 - Núbia Pereira
A equipe técnica da Unidade Local do Idam/Manicoré realizou na última segunda-feira, 04, coleta de solo em duas propriedades rurais da comunidade Barreira do Matupiri (margem esquerda do rio Madeira). As duas áreas são de terra firme, porém com características bem distintas. A primeira, por exemplo, é área de capoera de mais ou menos 15 anos e está localizada próxima a um seringal nativo.
Segundo o presidente da comunidade, Edilson Campos da Silva, a área foi explorada com a cultura da mandioca, no entanto, foi abandonada quando a produção começou a cair. Isso é típico da agricultura itinerante realizada na região. Agora, a intenção é que nas duas áreas seja feita plantação de maracujá. 

De acordo com a engenheira agrônoma da Unidade Local (Unloc) do Idam, Mariza Lisley, as amostras serão enviadas para laboratório e, conforme a interpretação do resultado das análises, a equipe do Idam inicia o processo de orientações técnicas para a implantação da cultura.



A análise de solo é a técnica mais eficiente de obter um diagnóstico da fertilidade do solo. Serve, também, para mostrar a disponibilidade dos nutrientes e indicar se há presença de elementos tóxicos prejudiciais as plantas. “Trata-se de uma ferramenta imprescindível para orientação no programa de adubação, principalmente nos solos amazônicos que tem acidez bastante elevada”, garantiu a engenheira, reforçando que, a relação custo/benefício é satisfatória, quando o produtor aceita a sugestão do Idam e deseja fazer a análise.
A Unloc disponibiliza os técnicos para a realização da coleta. O procedimento requer bastante cuidado para que a amostra coletada seja representativa e evite consequências negativas, como desperdício de tempo e dinheiro.
Vale ressaltar que, agentes de financiamento exigem análise de solo em financiamentos superiores a R$ 8.000,00.  tendo em vista o fato das vantagens de uma calagem e adubação baseada em resultados da análise de solo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário