quinta-feira, 28 de março de 2013

Ministro da Agricultura recebe pleitos cooperativistas

Ministro da Agricultura recebe pleitos cooperativistas
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi recebido nesta quarta-feira, 27 de março em uma audiência especial com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Na ocasião, o dirigente cooperativista apresentou um resumo das propostas do Sistema OCB para o Plano Agrícola e Pecuário e Plano Safra 2013/2014. O encontro aconteceu na sede do ministério, em Brasília (DF).

Freitas, em nome do cooperativismo brasileiro, deu as boas vindas ao novo ministro à Pasta e colocou toda a estrutura do Sistema OCB à disposição de Andrade. “Nossa intenção é promover todas as condições necessárias para que o ministro desenvolva o melhor trabalho possível em prol da agropecuária brasileira”, destacou Freitas.

Ao entregar ao ministro Andrade o resumo das propostas do setor para os planos Agrícola e Pecuário e Safra 2013/2014, Freitas destacou como primordiais os pontos como o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop); o Programa de Capitalização das Cooperativas Agropecuárias (Procap-agro); o Programa de Capitalização das Cooperativas de Crédito (Procap-Cred); financiamento operacional e crédito de custeio para as cooperativas. Todos esses tópicos constam do documento oficialmente entregue à equipe técnica do Mapa e, na ocasião, Freitas ressaltou a solicitação de apoio de Antônio Andrade aos pleitos.

O novo ministro, que por sua vez é cooperado – Antonio Andrade é associado a duas cooperativas: uma de produtores de leite e uma de crédito – manifestou seu conhecimento sobre o sistema cooperativista e garantiu apoio ao setor. “Minha intenção é trabalhar em prol da agropecuária brasileira e tenho muito clara a importância das cooperativas neste processo”, afirmou.

A visita institucional para para apresentar as demandas do cooperativismo contou com as presenças da gerente geral da OCB, Tânia Zanella; da gerente de Relações Institucionais, Fabiola Mota e do coordenador do ramo agropecuário, Paulo César do Nascimento.

Autoridades – No mesmo dia, Andrade recebeu, também, os ex-ministros da pasta, Roberto Rodrigues (atualmente coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas) e Alysson Paolinelli (presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho – Abramilho). Durante o encontro, as autoridades trataram temas como políticas para o agronegócio – como seguro rural e crédito agrícola; atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); ações no âmbito do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e medidas para que o Brasil seja reconhecido internacionalmente como país livre de febre aftosa.

Fonte:  Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário