Projeto Eco-Polos Amazônia XXI finaliza etapa de diagnósticos e mapeamentos com comunidades do Baixo Rio Negro
Trabalho do IPÊ propõe criar e desenvolver cadeias produtivas sustentáveis na região
O IPÊ finalizou o diagnóstico e mapeamento geral dos principais produtos, serviços e saber/fazer da sociobiodiversidade do baixo Rio Negro (AM), por meio do projeto “Eco-Polos Amazônia XXI: Criação e Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Sustentáveis para a Amazônia”. Os dados foram coletados nas 28 comunidades envolvidas na região de abrangência do projeto durante expedições de campo e no total contou com a participação de mais de 400 pessoas.
Durante as expedições, os pesquisadores apresentaram o projeto (informes/esclarecimentos); levantaram informações socioeconômicas das comunidades; e mapearam os principais produtos e serviços da sociobiodiversidade local, com potencial para formação de cadeias produtivas e atrativos turísticos de base comunitária na região.
Na segunda quinzena de março, haverá uma oficina com representantes de todas essas comunidades quando serão selecionadas de forma participativa as cadeias produtivas com maior potencial para a região. Posteriormente, serão realizadas oficinas direcionadas à questão do associativismo e cooperativismo e a temas sobre o melhoramento do processo produtivo e dos serviços, como boas práticas de produção, empreendedorismo, agroecologia e manejo sustentável dos recursos naturais.
O projeto é realizado junto com as comunidades da região do Baixo Rio Negro e em parceria com a Associação Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário