quinta-feira, 11 de julho de 2013

Governador Omar Aziz determina construção do novo Parque de Exposições

img
Sem dúvida uma articulação da FAEA e da OCB que merece o reconhecimento de todo o setor primário do Amazonas. Mas, no meu entendimento, o governo estadual deveria ter tomado essa iniciativa de forma automática justamente no momento em que decidiu construir o hospital no atual Parque de Exposição Agropecuária, ou seja, sem a necessidade desse esforço concentrado que, aliás, deve ser permanente a fim de que possamos conseguir novos avanços. Entre eles, o aumento do corpo técnico do IDAM (melhores salários), agentes financeiros no interior para operar o Pronaf, garantia safra, seguro várizea, ZEE, ZARC, armazenagem pública em Itacotiara e Manacapuru, subsídio estadual para piaçava e cacau, aumento no subsídio da fibra para R$ 0,40 kg entre tantos outros assuntos de grande importância para a geração de emprego e renda no interios do estado.

 

Data: 11/07/2013
O governador Omar Aziz autorizou que se construa um novo parque de exposições do Estado do Amazonas. "Vamos construir e quero inaugurá-lo, porque o setor produtivo do Amazonas precisa desta estrutura", disse em reunião realizada hoje 10/07 com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, da OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, do vice governador José Melo, da secretária de Governo Rebecca Garcia, do secretário da Sepror, Eron Bezerra, e de diversas lideranças do setor produtivo do Estado, na sede do governo no Palácio da Compensa.

Apoiando a inciativa da FAEA e da OCB/AM de levar diretamente ao governador, as preocupações dos produtores rurais e das cooperativas com o fim do Parque de Exposições Eurípedes Lins, na avenida Torquato Tapajós, onde será construído um hospital, o deputado Chico Preto, em conjunto com a secretaria Rebecca Garcia, esteve presente ao evento. O deputado Sidney Leite também compareceu ao encontro.

Segundo o presidente Muni Lourenço, "o governador Omar atendeu imediatamente a reivindicação da categoria, por entender a importância estratégica do setor produtivo, onde mais de 270 mil pessoas trabalham no Estado. O governador está de parabéns e tem todo o nosso apoio na sua iniciativa da construção do Parque de Exposições", comentou.

O presidente da OCB/AM,Petrucio Magalhães, destacou que a "construção do novo parque é fundamental para que a cadeia produtiva do Estado mantenha a sua principal vitrine de negócios. Muitas cooperativas apoiam esta iniciativa do governador e estou aqui para defender o começo imediato das obras",disse.

O governador determinou ao secretário da Sepror, Eron Bezerra, e a sua equipe de governo na área, constituída por Edmar Vizzoli, do Idam, Sérgio Muniz, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal - ADAF, Valdelino Cavalcante da ADS, que tomassem as providências necessárias."Eron quero um projeto ou ante projeto do novo parque em dez dias", disse o governador Omar Aziz.

O secretário Eron Bezerra afirmou que vai providenciar. "É nossa prioridade e vamos fazer o projeto imediatamente, até o fim do mês vai estar pronto", afirmou.

Lideranças que compuseram a comissão que esteve com o governador se manifestaram e mantiveram um diálogo de alto nível com Omar Aziz. Produtores das áreas de avicultura, ovinocultura, caprinocultura, bovinocultura, de leite, cooperativismo, suinocultura, entre outras, saíram do encontro com a promessa e a esperança de que até dezembro próximo, a 40ª Exposição Agropecuária do Estado do Amazonas (40ª Expoagro) acontecerá nas instalações definitivas do Parque de Exposições Eurípedes Lins.

O município de Iranduba deverá ser o local escolhido, mais precisamente na rodovia Manuel Urbano, que está sendo duplicada, o que permitiria um melhor acesso ao maior evento do setor primário do Amazonas.

Antonio Ximenes
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário