quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Boca do Acre: Boas práticas pretende melhorar a qualidade do óleo de copaíba

Por Paula Vieira,

Extrativistas capacitados em boas práticas de extração do óleo de copaíba
Extrativistas capacitados em boas práticas de extração do óleo de copaíba
Com objetivo de incluir melhorias no processo de extração, manejo, transporte e armazenamento do óleo de copaíba encontrado no município de Boca do Acre (distante a 1.028 km de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) capacitou vinte e nove extrativistas locais, no período de 13 a 15 de agosto.
Para o engenheiro florestal do IDAM e ministrante do curso, Luiz Rocha, A copaíba extraída em Boca do Acre é de boa qualidade, mas, os produtores ainda pecam em alguns aspectos que compromete tanto a qualidade do produto como a sustentabilidade das copaibeiras. Segundo ele, a ideia foi mostrar aos extrativistas, que as boas práticas melhoram a qualidade do produto, e consequentemente, agrega valor à matéria-prima, proporcionando ao extrativista vender a copaíba a um preço mais justo.
Extração do óleo de copaíba Durante a capacitação os participantes aprenderam por meios teóricos e práticos, diversas técnicas que envolvem os princípios legais da legislação não madeireira como, planejamento para extração do óleo de copaíba, levantamento do potencial, delimitação de áreas, manejo da espécie, métodos de extração, diâmetro mínimo para extração, altura ideal para realizar a perfuração da copaibeira e período de descanso da árvore para uma nova extração.
Na ocasião, os extrativistas acompanharam passo a passo a extração do óleo de copaíba, e também receberam orientações sobre os cuidados com o armazenamento do óleo e a importância de utilizar recipientes apropriados para a extração.
A atividade contou com apoio dos extensionistas da Unidade Local do IDAM/Boca do Acre. Ao final do curso todos os participantes receberam certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário