quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Coca Cola, Governo e o Sistema OCB/Sescoop-AM assinam acordo

Representando o segmento cooperativista, que vai ser diretamente beneficiado com a inserção de mais um produto Coca Cola beneficiado no néctar do açaí, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, juntamente com o Governador do Estado, Omar Aziz e o o presidente da Coca Cola Brasil, Xiemar Zaeazúa assinaram na manhã desta terça-feira, 17 de  setembro, no salão Solimões do Palácio Rio Negro um acordo no qual atua como agente para identificar, organizar e qualificar os extrativistas do fruto, no Amazonas.

O Sistema OCB/Sescoop-AM é uma das instituições que endossaram a parceria da Coca Cola com o Governo do Estado, entre elas, não-governamentais e governamentais, a internacional alemã, Deutsche Gesellaschaft für Internationale Zusammenerbeit(GIZ).
Petrucio Magalhães Júnior disse que a inserção da Coca Cola no mercantilização de um produto regional como o açaí é a prova do poderio que os frutos da região têm nos mercados local e nacional.
“O Sistema já atua na qualificação da mão de obra desses cooperados, desses produtores rurais extrativistas. Agora, a demanda tenderá a aumentar e, com certeza, o governo do Amazonas poderá contar conosco, porque esta é a nossa missão”, garantiu o presidente.  
Segundo o presidente da Coca Cola Brasil, Xiemar Zaeazúa, neste primeiro momento, mais de 600 produtores rurais serão beneficiados diretamente, mais 1.200, indiretamente, em 50 comunidades pela inserção do Del Valle Reserva Açaí + Banana e que a Recofarma, a maior exportadora do mundo, já abrange e gera renda a pelo menos 1 mil produtores.
“Com esse produto, vamos fazer uma grande diferença na sociedade. Estamos usando o açaí de forma sustentável, em parceria com os moradores da floresta e com o governo do Amazonas. É um projeto inovador de valor compartilhado, que vai melhorar a vida de pessoas, dando a esse segmento da população condições mais justas de trabalho, além de mais organização para as comunidades amazônicas”, disse o presidente da multinacional de refrigerantes.
 Para o governador do Estado, Omar Aziz, o açaí é responsável pela criação de alternativas econômicas sustentáveis para geração de renda.
“A parceria com a Coca Cola é uma vitória nesse campo. Não temos medido esforços para oferecer aos agricultores as melhores condições para desenvolver o potencial agrícola e formar uma cadeia de produção que assegure independência financeira. Nossa expectativa é que este seja apenas o início de uma fusão de absoluto sucesso”, afirmou o governador.
As primeiras unidades extrativistas serão instaladas nos municípios de Manacapuru e Carauari, onde se localizam agroindústrias credenciadas pela Coca Cola Brasil, dentro dos critérios internacionais de qualidade da empresa. Através de parcerias, serão promovidas assistência técnica, treinamentos e workshops para as comunidades.
Para o presidente da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), Valdelino Cavalcante, a cadeia produtiva está sendo preparada há algum tempo e vem recebendo incrementos agrícolas, treinamentos, abertura de financiamentos e uma série de ações para profissionalizar ainda mais o trabalho.
“Estamos muito felizes com o resultado e agora, é aumentar o ciclo para que possamos cada vez mais, inserir outros extratores no processo”, finalizou Cavalcante.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM e Governo do Estado
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário