terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sistema FAEA –SENAR assina Termo de Cooperação com a Coca- Cola

 

 Data: 17/09/2013 
  
   
 
A multinacional Coca-Cola lançou em Manaus na manhã desta terça-feira (17 de setembro) uma bebida de Açaí com banana. Na solenidade foi assinado um termo de cooperação com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR - Amazonas) e Governo do Estado.

O projeto vai ajudar no desenvolvimento da cadeia produtiva, o momento foi declarado histórico para o setor pelo presidente do Sistema FAEA-SENAR, Muni Lourenço. “A parceria e o lançamento da bebida na linha de néctares da Del Valle, produzidas com o açaí do Amazonas, é de grande alcance social e econômico e beneficiará milhares de famílias de produtores rurais e extrativistas amazonenses, o que para nós do Sistema FAEA-SENAR é uma grande satisfação em estarmos integrados a esse projeto principalmente através dos programas de capacitação a serem realizados pelo SENAR nos municípios inseridos no fornecimento a Coca Cola”, afirmou.

Estão envolvidas nesse projeto cerca de 50 comunidades beneficiando mais de 600 famílias. Entre os termos que foram assinados está no item 09- “Desenvolvimento e aplicação de metodologias de assistência técnica e extensão rural, visando a excelência das matérias-primas e a capacitação das comunidades nas melhores práticas de manejo e gestão de suas cadeias produtivas”.

O produto será fornecido inicialmente pelas agroindústrias dos municípios de Carauari, Manacapuru e Manaus. A Coca – Cola contratou inicialmente a aquisição de 300 toneladas de polpas congeladas do açaí. O produto será processado na fábrica da empresa em Linhares, no Espírito Santo.

O governador, Omar Aziz, disse que é possível utilizar os produtos da floresta transformando em valor agregado, gerando emprego e renda e criando alternativas econômicas no interior do Amazonas. “Hoje nós já temos tecnologias para que o açaí não produza uma vez por ano; hoje com os estudos desenvolvidos pela EMBRAPA e outras instituições fizeram nós podemos ter o açaí plantado em vez de dar apenas uma vez por anos, nós produzirmos duas vezes, e com isso garantir o produto, a matéria prima, para as pessoas que estão produzindo, além da Coca Cola; tenho certeza que outros empresários também irão aderir esse processo, porque é um produto que vende muito bem no Brasil e vende muito bem no exterior”, disse.

Para o presidente da Coca –Cola Brasil, Xiemar Zarazúa,destacou ouso do açaí de forma sustentável e do Coletivo Floresta que irá realizar um trabalho juntamente com os extratores de açaí.

O superintendente do SENAR-Amazonas, Aécio Filho, ressaltou a importância da capacitação para o produtor, "Através do conhecimento os produtores rurais agregam valor ao produto atingindo o padrão que o mercado exige".


Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
Foto: Priscilla Torres/Coopcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário