Diversas atividades compõe a rotina das Unidades Locais do Idam. No município de Codajás não é diferente, a criação de aves de postura vem sendo incentivada pelos técnicos do IDAM e apresenta resultados positivos para os criadores.
Atualmente existe na propriedade do Sr Thomas Edward um aviário para três mil bicos de aves, no km 5 da estrada Codajás/Anori e os bons resultados já incentivam o produtor a investir na cultura, a próxima meta é a construção de mais dois aviários, um para aves de postura e outro para aves do corte.
Para o técnico da unidade local do IDAM Francislei de Araújo o crescimento da produção de carne e ovos ajuda no desenvolvimento da economia local gerando emprego, ocupação e renda para as famílias envolvidas nas criações.
Hortaliças
Outra atividade de destaque no Município é a produção de melancia. Nos últimos meses, os produtores do Ramal da Melancia têm obtido excelentes resultados com as plantações, exemplo disso é o produtor Raimundo Zacarias, que já colheu mais de três mil frutos em terra firme e comercializou os mesmos no mercado local.
Apesar de o ramal apresentar trechos de difícil acesso durante as chuvas, a expectativa dos produtores é que, com o asfalto, a produção possa ser escoada com maior facilidade, aumentando inclusive a diversidade na produção de hortaliças. “Com o apoio do IDAM e Prefeitura esperamos resolver o problema do ramal melhorando o acesso para estes produtores. Faça chuva ou faça sol, a assistência técnica vem sendo prestada e os resultados estão aparecendo, o próximo passo é beneficiar esses produtores para que cada vez mais possam ter melhorias na qualidade de vida e trabalho no campo” disse Francislei de Araujo Furtado.
Manejo Florestal
As atividades de manejo florestal também tem destaque em Codajás, nos dias 2 a 4 de setembro, no auditório da Secretaria de Produção Rural foi realizado um curso para Capacitar os detentores de Plano de Manejo Florestal Sustentável de Pequena Escala do Município para o planejamento e operação da colheita florestal de espécies madeireiras e segurança no trabalho.
Ao todo 29 participantes concluíram as duas etapas da capacitação, ministradas pelo Engenheiro Vilson de Souza Rocha e o Técnico Florestal Robert Viana Campos , da Unloc/Codajás e a prática, que ocorreu na área do polo moveleiro do município.
A atividade teve como finalidade abranger todos os trabalhadores do seguimento principalmente os operadores de motosserra que trabalham na ilegalidade no município. Produtores, comunitários que trabalham com a exploração florestal no município e operadores de motosserra e detentores de plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala finalizaram o treinamento com uma prática realizada no polo moveleiro do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário