segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cooperativas dos países do BRICS discutem aproximação comercial

África do Sul (28/10) – Lideranças cooperativas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – componentes do bloco econômico BRICS – debateram formas de cooperação e de fortalecimento dos fluxos comerciais. Os diálogos acontecem na terceira edição do Encontro das Lideranças Cooperativistas dos Países do Agrupamento BRICS (BRICS Coop), realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
Cada delegação teve a oportunidade de apresentar os casos de sucesso e principais desafios internos em seus países de origem. O Brasil, representado pelo diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e presidente do Sistema OCB/AM, Petrúcio Magalhães Júnior – apresentou o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) como referência em capacitação de lideranças cooperativistas. O líder da missão, também falou sobre programas de cooperação internacional, além do perfil das cooperativas exportadoras brasileiras.
A delegação brasileira também apresentou a produção de cooperativas especializadas em carne suína, soja, trigo, café, produtos agropecuários e açúcar. Esses são os itens nacionais mais exportados pelas cooperativas brasileiras aos outros quatro países do BRICS.

CARTA OFICIAL – De acordo com representantes a missão brasileira, uma carta oficial do evento deve ser divulgada ao final do Encontro. O conteúdo do documento deve girar em torno das metas a serem atingidas pelo grupo até a próxima reunião, que acontecerá no Brasil, no ano que vem.

A cônsul-geral do Brasil na Cidade do Cabo, embaixadora Débora Barenboim, prestigiou o evento representando o Itamaraty e recebeu a delegação brasileira para tratar de formas de divulgação dos produtos das cooperativas, na África do Sul.

O BRICS Coop termina amanhã e contou com a participação de mais de 300 lideranças cooperativistas destes países. As cooperativas brasileiras estão sendo representadas por uma comitiva organizada pelo Sistema OCB.
Fonte: Sistema OCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário