terça-feira, 29 de outubro de 2013

Grupo de trabalho do Coletivo Floresta se reúne na FAEA para o desenvolvimento nas comunidades que trabalham com o açaí

 Data: 29/10/2013 
 

Aproveito esta matéria produzida pelo Sistema FAEA/SENAR para socializar que o AÇAÍ (extrativo) faz parte da PGPM da sociobiodiversidade, portanto, tem preço mínimo garantido pelo Governo Federal. Aliás, a Conab/AM já vem pagando subvenção aos extrativistas de açaí de Boca do Acre e, mais recentemente, aos extrativistas de Carauari. A subvenção vem sendo paga em função do preço de mercado estar abaixo do mínimo fixado pelo Governo Federal. Penso, inclusive, que o ESTADO deveria incluir o AÇAÍ do extrativismo na mesma lista de produtos que já recebem o subsídio estadual, entre eles a juta, malva, borracha e nos próximos meses a PIAÇAVA. No lançamento da parceria ESTADO X COCA COLA sequer foi mencionado o apoio do Governo Federal ao extrativismo da Região Norte. Isso não é parceria!
 
   
 
Foi realizado nesta segunda-feira (28/10) o I Workshop de Parceiros do Coletivo Floresta, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). Durante a tarde os grupos com os parceiros trabalharam visando o desenvolvimento das comunidades que estão fornecendo o açaí com base no extrativismo para a multinacional Coca Cola.

De acordo com a Coca Cola, o Coletivo Floresta irá atuar em três frentes: estimular o as comunidades, dar assistência técnica e promover o acesso a uma cadeia de preço justo. O projeto está sendo desenvolvido num processo inovador de co-criação com a comunidade, respeitando a cultura e tradições locais.

Pedro Massa, gerente de negócios sociais da Coca Cola, esse projeto trabalha também a inclusão econômica das comunidades envolvidas, destacando que o mais importante é levar o desenvolvimento. “É um produto regional, com açaí nativo com base no extrativismo, estamos trazendo desenvolvimento para o interior, essa é a maior contribuição que estamos trazendo. É um produto que traz a conservação das comunidades”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), confirmam que a cadeia do açaí conta com 4.847 produtores. Em 2012 foram produzidos 71.145 toneladas do fruto.

“Acreditamos que esse é um projeto de grande alcance social e econômico. Pois além de estimular a cadeia do açaí, também estimula a fruticultura como um todo, inclusive para exportação. O açaí já tem grande aceitação no mercado brasileiro e a perspectiva é que podemos ampliar para exportação. Estamos conscientes que está é uma oportunidade de negócio muito promissor. Por esse motivo estamos engajados nesse projeto para que os produtores possam otimizar sua produção, atendendo assim as exigências de mercado. Essa é uma perspectiva real de melhorar a renda e a qualidade de vida dos extratores da nossa região”, declarou Muni Lourenço, presidente do Sistema FAEA-SENAR.

Produto

Lançado no último dia 17 de setembro, o Del Valle Reserva Açaí+Banana, possui o açaí que tem origem nas comunidades extrativistas do Amazonas. O produto será fornecido inicialmente pelas agroindústrias dos municípios de Carauari, Manacapuru e Manaus. Inicialmente foram adquiridas 300 toneladas de polpas congeladas. Em conjunto com o novo produto, foi criado o projeto Coletivo Floresta, que vai trabalhar junto aos extratores do açaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário