quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sistema OCB e Sebrae trabalharão juntos em prol das cooperativas


Sistema OCB e Sebrae trabalharão juntos em prol das cooperativas
Convênio assinado garante o acesso dos cooperativistas aos projetos de comércio, indústria, serviços e agronegócios
Brasília, 26/6/2013 – Com o propósito de assegurar mais competitividade às cooperativas do país, por meio de ações focadas nas estratégias de mercado e gestão, foi assinado nesta quarta-feira à noite, um convênio de cooperação geral entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e os Serviços Nacionais de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e de Apoio às Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Por parte da OCB e do Sescoop, assinaram o documento: o presidente, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente, Renato Nobile; já por parte do Sebrae, quem assinou foi o diretor técnic, Carlos Alberto dos Santos, na ocasião representando o presidente da entidade, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho.
Durante seu pronunciamento, o presidente Freitas comentou que o convênio é uma importante ferramenta de intercooperação, cujo foco é o desenvolvimento sustentável das cooperativas do país. “Este convênio celebra uma relação que já vem se estreitando há um bom tempo, pautada na boa vontade e no bom entendimento entre todos os envolvidos. O Sebrae possui uma excelente expertise na área de formação empresarial para quem está começando um negócio e o cooperativismo brasileiro só tem a ganhar com esta ação. Estamos com uma expectativa excelente para a realização deste trabalho: ele vem botar no chão uma semente muito importante para o crescimento do país”, enfatizou.
Segundo o diretor do Sebrae, o documento assinado garante que cada cooperativa receba treinamentos e informações vitais para o seu desenvolvimento. “Essa parceria com o Sistema OCB assegura qualificação profissional, por meio de treinamos e cursos nas áreas de administração e gestão de empresas. Além disso, vai promover o que acredito ser essencial neste trabalho: a criação de uma plataforma para que as lideranças do setor troquem entre si experiências exitosas de boas práticas”, afirmou Carlos Alberto.
O diretor da OCB, representante da região Norte e presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, participou da reunião de assinatura do convênio e disse que essa parceria para a região Norte é muito importante, pois, a demanda é crescente em razão das peculiaridades da Amazônia, por causa das suas dimensões territoriais e baixa densidade populacional. Petrucio Magalhães afirmou ainda que, por essas razões a necessidade das pessoas se unirem é fundamental para o sucesso dos negócios. “Esse apoio na profissionalização dos empreendimentos associativos e cooperativos será de fundamental importância para nossa região, pois, nos traz um indicativo de desenvolvimento cada vez maior”, declarou o presidente.
Também estiveram presentes na reunião os diretores da OCB João Nicédio (Região Nordeste), Celso Ramos (Região Centro-Oeste) e João Paulo Koslovski (Região Sul).
Objeto – O objeto do convênio de cooperação geral é a conjugação de esforços entre OCB, Sescoop e Sebrae, por meio de suas infraestruturas técnicas e operacionais, além de recursos, para o fomento de ações de incentivo, voltadas ao desenvolvimento da capacidade competitiva dos pequenos negócios das cooperativas brasileiras.
Em detalhes – O convênio possui as seguintes ações, a serem desenvolvidas de modo conjunto:
I.Fortalecer e criar alternativas de acesso a produtos e serviços financeiros em condições adequadas às necessidades dos pequenos negócios;
II.Apoiar e estimular o desenvolvimento dos mecanismos e sistemas de garantias existentes no Brasil, com propósito de facilitar o acesso ao crédito aos pequenos negócios atendidos por cooperativas de crédito;
III.Apoiar a OCB e o Sescoop de forma a agregar fatores de competitividade para que as cooperativas possam se identificar também como agentes do desenvolvimento de pequenos negócios;
IV.Realizar, conjuntamente, estudos e pesquisas de mercado visando a ampliação da base de atendimento das cooperativas aos pequenos negócios;
V.Disseminar informações sobre a cultura da cooperação junto aos pequenos negócios;
VI.Apoiar a qualificação de profissionais para melhor compreensão e atendimento adequado aos pequenos negócios;
VII.Integrar as cooperativas vinculados à OCB e ao Sescoop aos projetos de comércio, indústria, serviços, territórios e agronegócios de interesse do Sistema Sebrae.
O próximo passo será a definição do calendário dos cursos e quais os temas prioritários que deverão ser mote dos treinamentos a serem oferecidos pelo Sebrae.
Brasília, 26/6/2013 – Com o propósito de assegurar mais competitividade às cooperativas do país, por meio de ações focadas nas estratégias de mercado e gestão, foi assinado nesta quarta-feira à noite, um convênio de cooperação geral entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e os Serviços Nacionais de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e de Apoio às Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Por parte da OCB e do Sescoop, assinaram o documento: o presidente, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente, Renato Nobile; já por parte do Sebrae, quem assinou foi o diretor técnic, Carlos Alberto dos Santos, na ocasião representando o presidente da entidade, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho.
Clique abaixo para visualizar a matéria completa

Novas PUBLICAÇÕES do setor rural



Unidade do IDAM de MANACAPURU na "ROÇA"

Belo exemplo e iniciativa da Unidade do IDAM de Manacapuru. Durante toda esta semana, na sala de recepção do escritório, tem a apresentação de produtos e subprodutos para degustação. Um dos objetivos, além de manter a cultura, é mostrar a importância dos produtos da agricultura familiar do Amazonas, principalmente no mês das festas juninas, época de comidas típicas deliciosas. A produção de Manacapuru vem abastecendo o mercado local, as feiras de Manaus (Sepror e ADS), PAA, PNAE e PREME.

Tenho grande respeito e admiração pelo trabalho que todas as Unidades do IDAM desenvolvem nos municípios do Amazonas. Sem dúvida alguma, é o órgão público (das tres esferas de governo) mais importante para o setor primário local. Deveria ser o órgão mais bem estruturado e remunerado, pois são os responsáveis diretos pela soberania e segurança alimentar e nutricional do nosso povo. Nada é mais importante do que uma boa alimentação. Agradeço o CD com as fotos, só lamento não poder comparecer ao ARRAIAL que será na próxima sexta, dia 28. Peço que o amigo Marildo Ximendes, gerente do IDAM/Manacapuru, transmita meus abraços a todos. Parabéns pela iniciativa, e bom arraial. 
 Clique abaixo para ver MAIS FOTOS

terça-feira, 25 de junho de 2013

Prefeitura e ministro definem gestão do Terminal Pesqueiro de Manaus

Terminal de Manaus (Foto: Divulgação/Fepesca)Terminal de Manaus (Foto: Divulgação/Fepesca)
Fonte: G1 AMAZONAS

Em visita a Manaus na tarde desta terça-feira (25) para o lançamento de dois programas federais de incentivo à pesca e à aquicultura na Região, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, aproveitou a oportunidade e teve um encontro com o prefeito da cidade, Artur Virgílio Neto, para reforçar a negociação do repasse do Terminal Pesqueiro para a administração municipal.

De acordo com Artur, antes de ser feito o repasse, o ministro Marcelo Crivella irá capitalizar e equipar o terminal pesqueiro da capital amazonense. O prefeito também ressaltou que deixou claro ao ministro Crivella que o terminal não é o 'remédio que vai curar todos os males' na questão do abastecimento porque, de fato, é pequeno para a época da fartura.
 
 
O encontro, realizado em um restaurante no Bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, também contou com a presença do secretário municipal de Empreendedorismo e Abastecimento, Jefferson Praia, o secretário de Produção Rural do Estado, Eron Bezerra, entre outras autoridades.

O prefeito de Manaus disse ainda que, durante o período de fartura, o terminal precisará contar com um esquema de distribuição muito rápido para os mercados e frigoríficos. "Caso contrário, veremos peixe sendo jogado fora de novo. O ministro reconheceu que o Terminal Pesqueiro é uma boa obra, mas pequena", completou o prefeito.
Prefeito Artur Neto tem encontro com ministro da pesca e aquicultura (Foto: Divulgação/Semcom)Prefeito Artur Neto tem encontro com ministro da
pesca e aquicultura (Foto: Divulgação/Semcom)
No mês passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), que detinha a responsabilidade sobre o terminal, enviou o processo que envolve o local para o Ministério da Pesca e Aquicultura. Um novo encontro foi agendado para a próxima semana, quando o prefeito retornará à Brasília para o lançamento do perfil parlamentar do seu pai, Artur Virgílio.

Pescadores poderão retirar a carteira profissional em sindicatos filiados a FNTTAA

Publicado em Segunda, 24 Junho 2013 17:30
Imagem 176peq
Imagem 177peq
Pescadores poderão retirar a carteira profissional em sindicatos filiados a FNTTAA
Pescadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Piauí e Santa Catarina vão poder fazer o recadastramento e retirar a nova carteira profissional em sindicatos filiados a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA). O Ministério da Pesca e Aquicultura assinou nesta segunda- feira (24) um Acordo de Cooperação com estas instituições para ampliar o atendimento aos trabalhadores.
Essa medida irá facilitar a vida daqueles que não podem se deslocar até uma Superintendência. O Ministério conta hoje com mais de um milhão de pescadores profissionais cadastrados no Registro Geral da Pesca. “Para um pescador que mora em áreas remotas da Amazônia ter a oportunidade de tirar a carteira em outras instituições conveniadas ao Ministério é muito importante. Ele não vai mais ficar dependendo de ações políticas que ocorriam no passado conforme apontam as investigações da polícia”, disse o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.
Clique abaixo para ver a matéria completa

MPA simplifica cadastramento dos aquicultores

MPA simplifica cadastramento dos aquicultores
Com o objetivo aumentar a produção nacional de pescado e consolidar a atividade aquícola no País, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) tem procurado, entre outras ações, atender melhor às demandas dos municípios e incentivar a regularização de produtores na informalidade. Como parte deste esforço, o MPA está desburocratizando os procedimentos para o cadastramento de aquicultores no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).
Uma iniciativa importante para isto ocorreu na última segunda-feira, quando foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa (IN) n°8, assinada pelo ministro Marcelo Crivella. A normativa dispensa os interessados em aquicultura de apresentarem na fase inicial do registro os documentos anteriormente exigidos. Até então era necessário, já nos primeiros passos para o cadastramento, o envio por correio de documentos como a cópia do formulário assinado e da identidade do solicitante.
 
Clique abaixo para ver a matéria completa

Agronegócio contrata 92% dos recursos previstos para a safra atual

Da Agência Brasil


Brasília – O agronegócio já contratou 92% dos recursos previstos para a safra 2012/2013. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o percentual corresponde a R$ 106,14 bilhões contratados entre julho do ano passado e maio deste ano. O valor é 30% maior que o contratado no mesmo período da temporada anterior.
Para o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, o bom resultado pode ser atribuído à confiança do setor no aquecimento do mercado agropecuário. “O valor dos empréstimos obtidos em 11 meses, além de recorde absoluto em uma safra, mostra que os produtores contratarão quase totalmente os R$ 115,25 bilhões previstos na temporada atual. Isso se não ultrapassarem este valor.”
Os resultados do Plano Agrícola e Pecuário 2012/13 foram apresentados ontem (24), em Brasília. Andrade destacou ainda que o resultado dos financiamentos para investimento refletem os gastos do produtor para modernizar a produção nas propriedades rurais.
De acordo com o ministro, foram R$ 28,89 bilhões contratados para modalidades de investimentos no período, o que equivale a 2% a mais que o previsto na temporada atual. O resultado representa alta de cerca de 52% ante o mesmo período da safra 2011/2012, quando os empréstimos somaram R$ 19,06 bilhões.
Os programas de Sustentação de Investimento e de Apoio Nacional ao Médio Produtor Rural (Pronamp) se mantêm como as principais modalidades de crédito rural em volume de financiamentos. O PSI-BK liberou R$ 10,5 bilhões no período e o Pronamp, R$ 10,12 bilhões.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Brasil precisa importar 200 mil toneladas de feijão, diz ministro


Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Com a redução a zero da alíquota de importação do feijão, o governo federal pretende importar 200 mil toneladas até o final de outubro, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade. O feijão-branco não está incluído na lista.
De acordo com o ministro, poucos países têm condições de vender o produto ao Brasil, além da Argentina, China e do México. “Há dificuldades porque [o feijão] está mais para hortifrutigranjeiro. Não dá para estocar, porque perde qualidade. Devemos importar 112 mil toneladas, mas precisamos [ao todo] de 200 mil”, disse hoje (25) o ministro. Na próxima quinta-feira (27), ele se reunirá com secretários de quatro estados produtores – Bahia, Goiás, Minas Gerais, além do Distrito Federal – para estudar medidas de incentivo à produção.
A quebra da safra de feijão no Brasil se deve à seca que atingiu principalmente o Nordeste – em especial o oeste da Bahia – e Minas Gerais. “O problema do feijão sempre foi cíclico. Variação do preço muito alto. O ideal é que vá direto da lavoura para a panela”, completou Andrade momentos antes de participar da reunião do Conselho Nacional de Política Energética, no Ministério de Minas e Energia.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

FOTOS do evento promovido pela EMBRAPA sobre OLERICULTURA

Evento promovido pela EMBRAPA, UFAM e SEPROR que discutiu a OLERICULTURA no Estado do Amazonas. Esta foto mostra o momento que estavam sendo discutidos aspectos ligados à comercialização.
 


Clique abaixo pra ver MAIS FOTOS
 

FOTOS da última reunião do CONEPA

Fotos da última reunião do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura que discutiu o seguro defeso e alguns problemas
sanitários que envolvem a criação de peixe em cativeiro.
Clique abaixo para ver mais FOTOS

Integrante da Frencoop elogia incentivo federal sobre setor primário

 
 
Na manhã desta terça-feira (25), durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) para o lançamento no Amazonas do Programa Nacional de Crédito Financeiro (Pronaf) para pescadores e aquicultores e do Programa de Revitalização da Frota Pesqueira Artesanal (Revitaliza), o deputado estadual Orlando Cidade (PTN) elogiou a iniciativa do Governo Federal de promover o setor primário amazonense.
Durante a Sessão, que foi de propositura de Orlando Cidade e do presidente da Casa Legislativa, o deputado estadual Josué Neto (PSD), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou que o Governo Federal pretende destinar ao Estado R$ 1 bilhão para fomentar as atividades ligadas à pesca, por meio do programa Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013/2014. “Com recursos, o setor deve avançar, os pescadores e trabalhadores que atuam na piscicultura terão melhores condições para desenvolverem suas atividades”, destacou.
Além de se mostrar otimista em relação ao valor anunciado por Crivella, o parlamentar também levou ao conhecimento do ministro os entraves que impedem o avanço do setor primário amazonense. “Somos prejudicados por uma série de rígidas leis ambientais. Isso faz com que fiquemos para trás na produção de pescado, o que faz com que importemos grande parte desse alimento de Estados como Rondônia e Roraima”, observou o deputado ao assegurar que o Amazonas tem potencial para se tornar um dos maiores produtores de alimento do mundo.
Na ocasião, Cidade também reiterou que o Governo do Estado, por meio do programa “Amazonas Rural”, também tem dado a sua contribuição para o fortalecimento da pesca como um todo no Estado.
Recurso
Durante a Sessão, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella, informou que o Governo Gederal tem planos audaciosos para o Amazonas. “Por meio do plano Safra Pesca e Aquicultura 2013/2014 já foram ofertados até o momento R$ 30 milhões e estão previstos mais R$ 70 milhões, em breve”, informou o ministro, ao ressaltar que investir no setor pesqueiro local é uma das prioridades da presidente da República, Dilma Rousseff.
Fonte: Assessoria do Deputado e Assessoria de Imprensa Sistema OCB-Secoop/AM
Na manhã desta terça-feira, dia 25 de junho, durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), para o lançamento no Amazonas do Programa Nacional de Crédito Financeiro (Pronaf) para pescadores e aquicultores e do Programa de Revitalização da Frota Pesqueira Artesanal (Revitaliza), o integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo, o deputado estadual Orlando Cidade (PTN) elogiou a iniciativa do Governo Federal de promover o setor primário amazonense.
Durante a Sessão, que foi de propositura de Orlando Cidade e do presidente da Casa Legislativa, o deputado estadual Josué Neto (PSD), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou que o Governo Federal pretende destinar ao Estado R$ 1 bilhão para fomentar as atividades ligadas à pesca, por meio do programa Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013/2014. “Com recursos, o setor deve avançar, os pescadores e trabalhadores que atuam na piscicultura terão melhores condições para desenvolverem suas atividades”, destacou.
Além de se mostrar otimista em relação ao valor anunciado por Crivella, o parlamentar também levou ao conhecimento do ministro os entraves que impedem o avanço do setor primário amazonense. “Somos prejudicados por uma série de rígidas leis ambientais. Isso faz com que fiquemos para trás na produção de pescado, o que faz com que importemos grande parte desse alimento de Estados como Rondônia e Roraima”, observou o deputado ao assegurar que o Amazonas tem potencial para se tornar um dos maiores produtores de alimento do mundo.
Na ocasião, Cidade também reiterou que o Governo do Estado, por meio do programa “Amazonas Rural”, também tem dado a sua contribuição para o fortalecimento da pesca como um todo no Estado.
Recurso
Durante a Sessão, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella, informou que o Governo Gederal tem planos audaciosos para o Amazonas. “Por meio do plano Safra Pesca e Aquicultura 2013/2014 já foram ofertados até o momento R$ 30 milhões e estão previstos mais R$ 70 milhões, em breve”, informou o ministro, ao ressaltar que investir no setor pesqueiro local é uma das prioridades da presidente da República, Dilma Rousseff.
Fonte: Assessoria do Deputado e Assessoria de Imprensa Sistema OCB-Secoop/AM

FAEA sedia reunião entre produtores rurais e Agência de Defesa Agropecuária

img 

Data: 25/06/2013
Uma reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), nesta segunda-feira (24-06), a Agência de Defesa Agropecuária (ADAF) debateu juntamente com mais de 80 produtores rurais as taxas de serviços que deverão ser cobradas.

Para o diretor presidente da ADAF, Sergio Muniz, estas taxas que estão sendo passadas neste primeiro debate com o produtor rural são para otimizar os trabalhos. “Todos os valores hoje mostrados e debatidos foram tirados de uma pesquisa em outros Estados. Estamos fazendo de forma transparente, pois os produtores rurais são os mais interessados. Com a verba vamos poder melhorar os serviços”.

Durante a reunião foram exibidas tabelas com os valores, todos explicados onde puderam ser questionados pelos presentes. Segundo o presidente da FAEA, Muni Lourenço, é preciso avançar no segmento agropecuário para novos patamares tecnológicos, mercadológicos e um deles passa também pela questão sanitária, por isso estes debates se fazem necessários.

“Essa reunião foi realizada para que possamos iniciar um processo de diálogo. Nós sabemos que a maioria dos Estados brasileiros os serviços já são cobrados, por isso precisamos de uma ampla divulgação e debate com a classe agropecuária, pois não é uma medida impositiva, a ADAF tem a consciência que é preciso dialogar com os produtores inclusive indo até os municípios no interior do Estado”, afirmou.

Outra medida muito importante que já vem sendo debatida é a implantação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), instrumento doado pela CNA ao Ministério da Agricultura - MAPA. Através da plataforma o produtor rural vai poder acessar dados e emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) de forma eletrônica (on line), notas fiscais eletrônicas, entre outros serviços totalmente confiáveis.

Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Jornal do Commercio (Artigo sobre o cacau na PGPMBio)



Esse trabalhador merece seu produto na PGPMBio
 
 
AGRONEGÓCIOS

Cacau nativo fora da Política de Preço Mínimo

É mais uma luta antiga e justa que venho defendendo há bastante tempo, mas que só encontrou receptividade nos governos Lula/Dilma. Não sou PT, mas é uma verdade incontestável. Contudo, na última semana, soube informalmente que a inclusão do cacau nativo na PGPMBio (Política de Garantia de Preço Mínimo de Produtos da Sociobiodiversidade) que ampara povos e comunidades tradicionais deverá ser adiada deixando-os  reféns das oscilações de preço do mercado. Não concordo com essa atitude de setores do governo, principalmente da equipe econômica. As questões que envolvem o atual momento e seus necessários ajustes não devem e não podem quebrar do lado mais fraco. O povo da floresta não pode pagar essa conta. Eles não merecem! A Ceplac e a Conab já realizaram um belo trabalho de campo, identificaram qual seria o preço a ser proposto para a PGPMBio e constataram a necessidade do pagamento da subvenção federal em razão do mercado estar pagando preços baixos em determinadas regiões. É bom lembrar que essa importante política já contempla a borracha, castanha-do-brasil, açaí e piaçava. Por falar em piaçava, esclareço que, depois de inúmeras ações na região do Rio Negro, em maio passado foram pagas as primeiras subvenções para os extrativistas dessa fibra.

Nascimento da ideia

A ideia de inclusão do cacau nativo na Política de Preço Mínimo de Produtos da Sociobiodiversidade nasceu quando eu retornava do Festival Folclórico de Parintins a bordo do confortável navio “Dona Carlota”. Quem já fez essa viagem, esse trajeto, sabe que os ribeirinhos, em suas canoas, aguardam ansiosos a troca de presentes. Os turistas lançam de tudo nas águas barrentas do Rio Amazonas: bolas, bonecas, biscoitos, café, açúcar, lamparina, roupas etc. No entanto, observei que os humildes ribeirinhos, num gesto de agradecimento, têm a oferecer somente o cacau (fruto), produto que o Brasil importa grandes quantidades e é a origem do saboroso chocolate. O cacau é a matéria-prima principal de luxuosas casas que comercializam o tradicional chocolate quente e/ou gelado nos shoppings existentes em todo o mundo, mas, com todo esse potencial, o ribeirinho continua tendo uma vida simples, repleta de adversidades e não recebe preço justo no momento da comercialização da amêndoa. A PGPMBio poderia virar esse jogo. Na sequência, aproveito trechos da fundamentada nota técnica elaborada pelo amigo, parintinense e atual gerente da Ceplac/AM, Valdenor Cardoso, carinhosamente chamado de “Bolacha”, para ratificar, ainda mais, a necessidade de ver o cacau nativo na PGPMBio.
 
Potencial e Importância Social

É de conhecimento público, e de importância socioeconômica e socioambiental relevante, a incidência de cacaueiros silvestres nas várzeas das calhas dos rios Amazonas, Madeira, Solimões, Purus, Juruá, Japurá, e seus afluentes. O potencial de maciços florestais com cacaueiros existente nas calhas dos rios é da ordem de mais de 25 mil hectares e produção nas várzeas manejáveis do estado podendo alcançar a cifra das dez mil toneladas, o que poderá significar a produção de cerca 5% da produção brasileira hoje. A maioria dos municípios que possuem maciços florestais com cacaueiros nativos nas várzeas não dispõe de outros Arranjos Produtivos Locais baseados na agricultura produtivista e muito menos na agricultura de base ecológica, como é o caso do cacau nativo das várzeas. Esse fato é de grande relevância para os municípios porque evidencia a oportunidade de se desenvolver uma atividade a partir do uso sustentável dos recursos naturais já disponíveis, bastando para tanto a estruturação de um sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural aos Produtores; a Organização da Produção e o apoio na Comercialização da Produção.  A retrospectiva histórica das últimas quatro décadas revela que as ideias tecnicistas para a agricultura da Amazônia nunca vislumbraram as várzeas como ecossistemas apropriados para o desenvolvimento sustentável da região. Contudo, essa economia cacaueira existe há quase quatro séculos e tem grande importância regional por preservar as matas ciliares dos grandes rios e, em decorrência, sua biodiversidade, evitar o êxodo rural e o avanço do desmatamento; por proporcionar alternativa segura de renda para o ribeirinho. Além do mais, disponibiliza matéria-prima eminentemente orgânica e livre de agrotóxicos, e, possibilita o envolvimento de famílias indígenas e de produtores ribeirinhos tradicionais, através da mão de obra familiar (pais, filhos, filhas) e feminina com intensa participação do gênero, que geralmente não participa das outras atividades produtivas realizadas nessas condições, o que assegura a inclusão social.
 

CNS e FAEA

O Amazonas unido deve pressionar os ministérios da Agricultura e Fazenda. Sei que o CNS e a FAEA farão documento conjunto nesse sentido, mas o governador e toda bancada federal também devem tomar a mesma iniciativa. Os extrativistas de cacau nativo merecem e necessitam do apoio da PGPMBio. Vamos esquecer temporariamente a luta pelo PIM/ZFM, e lembrar que o público alvo do ZONA FRANCA VERDE, idealizado pelo senador Eduardo Braga, e do AMAZONAS RURAL, implementado pelo governador Omar Aziz, está precisando de nossa ajuda e atenção.
 

25.06.2013

Thomaz Antonio Perez da Silva Meirelles, servidor público federal, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ministro Crivella divulga Plano Safra no Amazonas nesta terça-feira

Ministro Crivella divulga Plano Safra no Amazonas nesta terça-feira

O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, acompanhado do governador do Amazonas, Omar Aziz, divulga amanhã, terça-feira (25), na Assembléia Legislativa do estado, a partir das 10 horas, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura. O plano, lançado pela presidente Dilma, destina R$ 4,1 bilhões em crédito para a expansão da aquicultura e a modernização da pesca.
Um dos estados onde a floresta Amazônica se encontra mais preservada, o Amazonas quer que a piscicultura e a pesca sustentável sejam motores de sua economia. Para tanto, já desburocratizou as leis ambientais que regem a piscicultura, que pode complementar a atividade pesqueira e suprir a desmanda da população, uma das que mais consome peixe no Brasil.
Potencial
Além de contar com o maior território entre os estados brasileiros – a sua área equivale à soma dos territórios da França, Espanha, Suécia e Grécia - , o Amazonas possui a extraordinária rede fluvial da bacia Amazônica, formada por rios como Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá, Uatumã e Japurá. Desta forma, o estado tem todas as condições para se tornar uma potência em produção de pescado.
Segundo Raimundo Nonato Souza Pereira Costa, superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Amazonas, o estado conta hoje com aproximadamente 85 mil pescadores profissionais. Na pesca artesanal, os peixes mais comuns são o jaraqui, o pacu, a sardinha e os bagues (surubim, caparari e dourado). Os mais nobres são o pirarucu, o tambaqui e a matrinxã.
Para o superintendente, o Plano Safra permitirá que os pescadores artesanais trabalhem com embarcações melhores e mais eficientes. A atual frota é antiga e os métodos de conservação favorecem o desperdício de até 30% da pescaria.
Manejo
Um dos aspectos positivos da pesca no estado é que a atividade leva em conta não apenas os períodos de defeso – época da reprodução das espécies – como também técnicas de manejo. Há mais de uma década, por exemplo, é o que ocorre com o pirarucu no Médio e Alto Solimões. Ali, a espécie é encontrada em centenas de lagos, e apenas é capturada levando em conta um sistema de rodízio, que permite a sustentabilidade dos planteis ao longo do tempo.
Na aquicultura, um forte estímulo ao aumento da produção, aponta o superintendente Raimundo Nonato, está sendo a confirmação de que 26 municípios do Amazonas receberão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) a chamada “patrulha mecanizada” – esquipamentos que permitirão a abertura de viveiros escavados em propriedades rurais. O superintendente também está otimista com a criação de pescado em gaiolas (tanques-rede) em reservatórios.
A alavancagem da atividade pesqueira no Amazonas, em sua avaliação, encontra terreno favorável pelo apoio das prefeituras e a união de órgãos federais e estaduais, como MPA, Ibama, ICNBio e IPAAM/SDS.
Além do governador Omar Aziz, a solenidade na Assembleia Legislativa do Amazonas contará com a presença dos senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziottin, do deputado federal Silas Câmara, bem como de outros deputados federais e estaduais. Também está confirmada a presença do presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln.
Programação (25 de junho)
10h – Ministro Marcelo Crivella, acompanhado de autoridades, divulga o Plano Safra da Pesca e Aquicultura
Local: Assembleia Legislativa do Amazonas
Endereço: Av. Mario Ypiranga, 3950 – Parque 10 Novembro
Manaus – AM

Implementos agrícolas entregues pela Sepror vão aumentar a produção de 20 comunidades em 11 municípios do Amazonas


995839_123360987873151_1261041886_n
 
A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) entregou nesta segunda-feira (24) 140 implementos agrícolas a 11 municípios do interior do Amazonas. Segundo o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, o investimento, na ordem de quase R$ 1 milhão, vai aumentar a produção desses municípios.
Os recursos para a compra dos implementos, segundo destaque do Secretário de Produção Rural, são provenientes de emenda parlamentar da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).
O secretário também lembrou que os produtores foram habilitados a operar as máquinas agrícolas. “Eles passaram por treinamento e estão qualificados para operar máquinas agrícolas e, futuramente, se quiserem podem até trabalhar profissionalmente nisso porque estão aptos para isso”, concluiu.
No total 20 comunidades foram beneficiadas com a entrega de kits de implementos compostos por um microtrator, distribuidor, carreta agrícola tipo madeira, encanterador, enxada rotativa, sucadeira e roçadeira agrícola. As máquinas irão auxiliar na produção dos municípios de Jutaí, Tapauá, Tonantins, Fonte Boa, Amaturá, Tabatinga, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Japurá e Presidente Figueiredo.
A solenidade de entrega aconteceu no Parque de Exposição Eurípedes Ferreira Lins e contou com a presença de diversas autoridades entre prefeitos, parlamentares, secretários de estado, lideranças comunitária, o Governador em Exercício José Melo, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira dama do Estado, Nejimi Aziz, e a autora da emenda, Senadora Vanessa Grazziotin.
Segundo a senadora Vanessa a ideia é que o produtor melhore sua qualidade de vida produzindo mais e em menos tempo. “Você tem aqui as políticas casadas que permitem melhorar a qualidade de vida de quem planta, aumentar a a produção de alimentos e ajudar na politica de preservação da floresta”, concluiu.
O presidente da Associação Comunitária Indígena da comunidade Nova Itália em Amaturá, o cacique Hosana Lucas Inácio Ticuna, um dos beneficiados, disse que com os implementos o tempo de produção da mandioca – principal cultura de sua comunidade – será reduzido de seis meses para apenas um mês e meio. Ele também garantiu que agora será possível plantar outras culturas como as hortaliças.
O governador em exercício José Melo ressaltou que o repasse desses implementos aos produtores é um exemplo de evolução da produção no Estado. “Não é simplesmente aposentar o machado, o terçado e a enxada, mas sim diminuí-los e mecanizar o máximo possível”.
Além dos 11 municípios, seis municípios da Calha do Madeira já foram beneficiados com a entrega de implementos no mês passado. O Governo do Estado, por meio da Sepror e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), entregou mais de 4.700 implementos, entre Grupos Geradores (11), Motor Estacionário (2.329), Motor Rabeta (1.379), Forno para casa de farinha (171), Catitu (100), Enxada, Machado, Pedra de afiar, Caixa de Isopor, Malhadeira, Kit Ferramenta (212), Kit Pescador (228) e Kits Sangrias (86) aos municípios.

Manacapuru: IDAM realiza Semana Junina



24/06/2013 - Paula Vieira

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em Manacapuru (a 68 km de Manaus) está realizando a Semana Junina com o tema “IDAM na roça”. O evento que iniciou hoje, 24, se estende até o próximo dia 28, sexta-feira, e acontece pela manhã na Unidade Local do IDAM no município.
O objetivo é divulgar o trabalho da extensão rural com a exposição de subprodutos oriundos da agricultura familiar.
“A iniciativa visa aproximar ainda mais o agricultor dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) prestados pelo IDAM as famílias locais”, disse o gerente da Unidade Local do IDAM / Manacapuru, Marildo Ximendes. Segundo ele, a estimativa é que mais de 130 pessoas compareçam ao evento.



Programação
Hoje, 24, as pessoas que passaram pelo local degustaram subprodutos feitos a partir da cultura da banana como, doces, mingau, tortas e outras guloseimas. Amanhã, 25, o destaque será para a cultura do milho. Já na quarta-feira, 26, o espaço é para exposição de frutas regionais. No dia 27, é a vez dos tubérculos como, cará, batata, mandioca, entre outros. E na sexta-feira, 28, encerramento do evento, as pessoas poderão degustar um misto de todas as culturas apresentadas durante a semana.


Cultivo do maracujá é tema de capacitação em Eirunepé

24/06/2013 - Paula Vieira

Inicia amanhã (25) um Curso sobre Cultivo do Maracujá no município de Eirunepé (a 1.160 km de Manaus). O evento será promovido pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e acontecerá na sede do município.
O objetivo é demonstrar as técnicas de cultivo adequadas aos agricultores familiares que já trabalham com a cultura do maracujá e aqueles que desejam investir na atividade.
O curso será ministrado pelo gerente da Unidade Local do IDAM / Eirunepé, Denis de Lima Correia, e contará com a participação de 22 agricultores familiares da comunidade Ouro, que receberão conhecimentos teóricos e práticos sobre a cultura.
Preparo do solo, formação de mudas, espaçamento adequado, sistema de condução, plantio, tratos culturais, adubação de cova e cobertura, controle de pragas e doenças, polinização e comercialização serão alguns dos temas abordados durante a atividade.
Para Correia a ideia é incentivar mais famílias a investirem no cultivo do maracujá com intuito de expandir a atividade, uma vez que a produção do fruto ainda é considerada ‘tímida’ na região.
O evento se estende até o dia 27, quinta-feira.

Cooperativistas amazonenses recebem implementos agrícola

 
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, participou na manhã desta segunda-feira, 24 de junho no Parque de Exposição Agropecuário do Amazonas, Euripides Ferreira Lins (Expoagro) da entrega de implementos agrícolas para produtores rurais e cooperativistas de onze município do interior do Amazonas.
Os equipamento foram comprados com recursos de emenda parlamentar de autoria da senadora amazonense e representante da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) no Congresso Nacional, Vanessa Grazziotin (PcdoB), que segue a política de investimento do Governo do Estado para o setor primário
Durante o evento foram entregues 20 microtratores, distribuidores, carretas agrícolas tipo madeira, encanteradores, enxada rotativa, sucadeiras e roçadeiras agrícolas. Os implementos agrícolas somam um montante de recursos na ordem de R$850 mil reais.
De acordo com o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, as máquinas irão auxiliar na produção dos municípios de Jutaí, Tapauá, Tonantins, Fonte Boa, Amaturá, Tabatinga, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Japurá e Presidente Figueiredo.
Seis municípios da Calha do Madeira já foram beneficiados com a entrega de implementos no mês passado. O Governo do Estado, por meio da Sepror e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), entregou mais de 4.700 implementos, entre Grupos Geradores (11), Motor Estacionário (2.329), Motor Rabeta (1.379), Forno para casa de farinha (171), Catitu (100), Enxada, Machado, Pedra de afiar, Caixa de Isopor, Malhadeira, Kit Ferramenta (212), Kit Pescador (228) e Kits Sangrias (86) aos municípios.
Treinamento - Para receber os implementos cada município enviou dois representantes a Manaus. No total, 22 produtores rurais estão na capital sendo capacitados pela Sepror para aprenderem a operar e fazer a manutenção de microtratores.
O curso de capacitação de operação e manutenção de implementos agrícolas é realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e teve início na semana passada.
As aulas, teóricas e práticas, são realizadas no Parque da Expoagro. Entre os alunos estão representantes de Associações e Cooperativas, funcionários das prefeituras e técnicos do IDAM, que atuam nos municípios contemplados.
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e Sepror
Texto: Eliezer Favacho e Assessoria de Comunicação da Sepror

Produtos agrícolas da Coomapem são vendidos no Feirão da Sepror

 
A Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) conquista mais um espaço para beneficiar os cooperados e vender seus produtos direto ao consumidor, praticando preços justos e eliminando a figura do atravessador, que é considerado pelos produtores e consumidores o agente que encarece os produtos agrícola do Estado.
Segundo a presidente da Cooperativa, Eliana Medeiros, o local foi conquistado por intermédio do secretário de produção Rural de Manacapuru e está localizado no Parque de Exposições Euripedes Lins, Feirão da Sepror na Torquato Tapajós.
Eliana declarou ainda que a produção trazida semanalmente dos cooperados de Manacapuru gira em torno de 30 toneladas de produtos variados e gera um faturamento de R$ 30 mil, que beneficia produtores cooperados da estrada de Novo Ayrão, Acajatuda e estrada AM-010, Manoel Urbano,que liga Manaus a outros municípios da região.
“Tivemos que fazer um grande esforço para conquistar esse beneficio e oferecer aos nossos cooperados, pois os atravessadores querem pagar nossos produtos nos locais de produção muito a baixo da metade do preço. Uma melancia considerada grande, eles só querem pagar R$ 7,00, quando na verdade, eles vender em Manaus entre R$ 15,00 a R$ 20,00. Isso acaba com o produtor”, reclamou a presidente.
O transporte dos produtos são feitos por meio de dois caminhões, sendo um de propriedade da Coomapem e outros de um cooperado, financiado pelo Banco do Brasil. O transporte é realizado semanalmente, saindo sempre as quartas-feira das áreas de produção e retornado aos domingos para prestar conta com os cooperados e repassar os recursos arrecadados pelas vendas de seus produtos.
Fonte: Coomapem
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas

domingo, 23 de junho de 2013

Morrer de fome constitui um verdadeiro escândalo, diz papa Francisco


Morrer de fome constitui um verdadeiro escândalo, diz papa Francisco

20/06/2013 - 9h47
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O papa Francisco disse hoje (20) ao direto-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, que “morrer de fome constitui um verdadeiro escândalo”. Francisco fez a afirmação na presença de Graziano e de integrantes da 38ª Conferência da FAO que ocorre em Roma, na Itália. O papa destacou que é fundamental buscar soluções para reduzir o “abismo” existente entre os que saciam a fome e os que sofrem com ela.
“Sabe-se que a produção é suficiente e mesmo assim existem milhões de pessoas que morrem de fome e sofrem com ela: isto constitui um verdadeiro escândalo”, ressaltou o papa. “É necessário encontrar modos para que todos possam se beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que aumente o abismo entre quem mais tem e quem deve se contentar com as migalhas, mas, sobretudo, por uma exigência de justiça, equidade e de respeito pelo ser humano.”
O papa sugeriu que os itens referentes à dignidade humana e às pessoas sejam colocados como pilares sobre os quais devem ser constituídas regras e estruturas, combatendo intenções econômicas. Os interesses que transgridem os valores considerados essenciais por Francisco foram chamados de “míopes” e capazes de “desagregar a sociedade”.
Francisco lembrou que há uma crise no mundo de convicções e de valores. Ele pediu aos representantes dos vários países na FAO que “abram seus corações”. Segundo ele, as pessoas devem aprender a ter condições para analisar, compreender e doar, abandonando as “tentações provocadas pelo poder”.
O ano de 2014 na Igreja Católica Apostólica Romana será dedicado à família rural, lembrou o papa, reiterando a importância de fortalecer os vínculos familiares.
*Com informações da rádio do Vaticano

CMM realiza sessão especial sobre cooperativismo e reinstala Frencoop

Tamanho da Letra   
Notícias - 21/06/2013
Foto por: Priscilla Torres/Coopcom

Cooperativistas e parlamentares reunidos na CMM em homenagem ao 40 Anos do Cooperativismo
CMM realiza sessão especial sobre cooperativismo e reinstala Frencoop
Com o lema “40 anos do cooperativismo amazonense: Uma história feita de gente”, cooperativistas, parlamentares e convidados prestigiaram a sessão comemorativa pela passagem das quatro décadas de fundação do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), promovida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta sexta-feira, 21 de junho. Na ocasião, foi instalada a Frencoop Municipal (Frente Parlamentar Municipal do Cooperativismo), presidida pelo vereador Elias Emanuel (PSB), que vai atuar nas proposições e encaminhamentos relacionados às demandas do cooperativismo ao Legislativo.
Durante o evento, cooperativistas de todo o Estado lotaram o plenário Ruy Adriano Jorge e algumas cooperativas receberam certificados de mérito pelos relevantes serviços prestados ao cooperativismo e à sociedade amazonense, nos ramos de transporte fluvial (Coopacamdaf), crédito (Sicoob Credfaz Manaus), artesanato (Coopamart), transporte executivo (Fecootram e Cooptal) e táxi (Golfinho). Representantes de cooperativas de Coari e Urucará compareceram ao evento.
A mesa da solenidade foi comppsta pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, o superintendente do Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, os vereadores Elias Emanuel (PSB), o presidente da Federação das Cooperativas da Região Norte (Fecoop Norte), José Merched Chaar e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, além do presidente da Frencoop Estadual, deputado Luiz Castro.
Durante a solenidade, antes dos pronunciamentos, foi exibido um vídeo que relembrou o surgimento do cooperativismo no mundo e no Brasil. O material afirmou, inclusive, que onde se promove o cooperativismo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é maior em relação a locais onde ele não é executado.
Após a presentação do vídeo, o vereador Elias Emanuel, abriu a solenidade que empossou os vereadores componentes da Frencoop, como presidente, ele mesmo, Elias Emanuel, como vice-presidente, a vereadora Socorro Sampaio (PP), o vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), na função de secretário-geral, além de Mário Frota (PSDB), Hiran Nicolau (PSD), Professor Samuel (PPS) e Rosi Matos (PT).
Pronunciamentos - As considerações de cada um dos integrantes à mesa da solenidade foram unânimes em fazer referência às manifestações populares que vêm ocorrendo em todo País.
O presidente da Faea, Muni Lourenço, também destacou a união entre as duas entidades que lutam pelo fortalecimento do primeiro setor. “Muito me orgulha em ter a certeza que meu antecessor, Eurípedes Lins, e seu pai, Petrucio Júnior, o senhor Petrucio Pereira de Magalhães estarem agora, aplaudindo nossas ações e esperando que todos nós, agentes do processo, possamos melhoras as condições de quem vive do campo e atua no cooperativismo”, afirmou.
O presidente da Frencoop, vereador Elias Emanuel, falou que é grato pela oportunidade de ser um multiplicador do ideal cooperativista e que, junto com o deputado Luiz Castro, vai lutar por um espaço maior para o cooperativismo.
O deputado Luiz Castro falou que não poderia fugir das discussões políticas e que o país quer mudanças reais. “Muitos acreditam que políticos são iguais, mas muitos fazem o seu papel, que é o de não se preocupar primeiro com suas prioridades, mas com as demandas da população. Com relação ao cooperativismo, temos trabalhado bastante e buscamos cada vez mais resultado”, finalizou.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, em seu pronunciamento, comentou, com base em dados coletados junto à Frencoop Nacional, sobre o quanto é importante a colaboração do poder político no que tange à deliberação de políticas para o setor. “Em todo o Brasil, há 12 Frencoops estaduais e outras 78 Frencoops municipais e organizamos todos os nossos pleitos em agenda legislativa, a fim de buscarmos soluções. Para um trabalho efetivo, antes de tudo, acreditar que o cooperativismo é, para as sociedades cooperativistas, sinônimo de distribuição de renda, solidariedade e justiça social”, arrematou.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Carla Santos/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

R$ 542 milhões em novas OBRAS no AM. Tá na hora?

(SAÚDE) - R$ 242 milhões para a construção de novo hospital na Zona Norte nas dependências do Parque de Exposição Agropecuária Eurípedes Ferreira Lins. Entendo que esses R$ 242 milhões devam ser utilizados na recuperação dos já existentes. Qual a razão de nova OBRA se as atuais estruturas não estão funcionando adequadamente?

(EDUCAÇÃO) - R$ 300 milhões para a CIDADE UNIVERSITÁRIA a ser construída em Iranduba. Será que tá na hora? Não seria mais estratégico utilizar esses milhões para solucionar os atuais problemas enfrentados pela UEA, UFAM e ESCOLAS PÚBLICAS? Ontem, quarta-feira, o Jornal EM TEMPO publicava a seguinte notícia: "Estudantes fazem protesto contra falta de professores". Qual a razão de nova estrutura de ensino se as existentes enfrentam esse tipo de problema?

(CONTAS PÚBLICAS) - Urgente mudança no processo de indicação de conselheiros, ministros e afins dando mais autonomia aos tribunais.

 
Penso que as manifestações precisam ser mais focadas, estratégicas e com exigências claras, fundamentadas e rígidas para que tenhamos a solução de problemas ligados ao transporte coletivo, saúde, educação e corrupção.

Idam Japurá apoia ações do Governo Estado



20/06/2013 - Bruna Pinheiro
O serviço do pronto atendimento Itinerante – Pai – é uma embarcação que percorre as comunidades rurais do interior do Amazonas prestando serviços nas áreas de assistência social, cidadania e saúde, além da emissão de documentos como registro geral – RG, cadastro de pessoa física – CPF e registro da identidade indígena, realizado pela FUNAI.

Durante a passagem pelo município de Japurá, essas ações foram apoiadas pelo escritório do Idam , que disponibilizou, além do espaço físico equipamentos e internet para que pudessem ser emitidos mais de 300 RG e 250 CPF. A unidade local serviu como base-apoio e, sem essa ajuda muitas atividades não poderiam ser desenvolvidas, disse o coordenador do programa Celso Fernandes de Oliveira.


Agricultura Familiar: Dia 12 de junho foi lançado no município o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, realizado na sede do Idam, o evento contou com a participação do prefeito em exercício Mario Jorge Maciel, o presidente da câmara Raimundo Fonseca, a secretária de ação social Aline Flores entre outras autoridades e lideranças comunitárias. Inicialmente oito famílias foram selecionadas para comercializarem 360 kg de produtos agrícolas totalizando 28mil reais investidos.

Setor Primário: A unidade local encaminhou para a Afeam 17 projetos de crédito rural, nos setores agrícolas e pesqueiros, totalizando um montante de 60 mil. Na ação de crédito rural, a ser realizada, no dia 26 de junho serão assinados os contratos de crédito rural.

Outra atividade desenvolvida no município em parceria com o IDAM, foi a ação de crédito para microempreendedores e autônomos disponibilizados pelo Sebrae-AM, no período de 4 a 10 de junho um montante de 90 mil foi disponibilizado para investimento nos ramos de comercio e serviços. O Sebrae também realizou uma palestra sobre gestão de negócios na câmara do município.

IDAM apresenta experiências exitosas da agricultura em intercâmbio técnico



20/06/2013 - Paula Vieira

Cerca de vinte extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) dos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Manacapuru, estiveram participando na última terça feira, 18, do intercâmbio técnico realizado em propriedades rurais consideradas exitosas no município de Manacapuru (a 68 km de Manaus).
“A ideia foi conhecer o trabalho desenvolvido por técnicos do IDAM daquele município e trocar experiências sobre as atividades realizadas por cada Unidade Local”, enfatizou o gerente de Apoio à Produção Vegetal do IDAM, Pedro Benício.
A comitiva seguiu para uma visita com objetivo de conhecer as propriedades localizadas na estrada do Santana, km 02, e estrada do Cajatuba, km 05, onde são cultivados o maracujá, mamão, melancia, pimenta de cheiro e também a piscicultura, cujo sistema adotado é o de tanque escavado, onde são cultivados peixes da espécie tambaqui.
“Essas propriedades são consideradas exitosas devido à produção que hoje, está estimada em, o mamão em torno de 25 toneladas/ano, maracujá em média de 20 toneladas / ano, a melancia tem uma produção de seis mil frutos por hectare e o pescado 10 toneladas / ano”, destacou o gerente da Unidade Local do IDAM em Manacapuru, Marildo Silva, ressaltando, que atualmente essa produção é comercializada para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em feiras e mercados locais.




Para o gerente da Unidade Local / Presidente Figueiredo, Almir Carvalhal, a ocasião foi oportuna para aproximar gerações distintas de extensionistas, uma vez que hoje temos técnicos com mais de 25 anos de serviços de ATER e outros ainda recém contratados, o que sem dúvida fortalece o trabalho desenvolvido pelo IDAM.
Na ocasião os extensionistas trocaram conhecimentos técnicos sobre as metodologias de ATER, políticas públicas voltadas para as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de tecnologias modernas utilizadas na agricultura.

Extensionistas brasileiros farão projeto para desenvolver o Corredor de Nacala


20/06/2013 - Asbraer

Desembarcou, nesta segunda-feira, em Moçambique, delegação brasileira de extensionistas rurais, que realizará o diagnóstico para o desenvolvimento agrícola regional no Corredor de Nacala. O grupo, formado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), atuará ao lado da Fundação Getulio Vargas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, na implantação do Programa ProSavana, uma iniciativa triangular, que envolve aquele país africano, Brasil e Japão.

De acordo com diretor executivo da Asbraer, Hector Carlos Barreto, que integra a delegação de extensionistas do Brasil, nesta terça-feira, ocorreu uma ampla reunião, com a participação de representantes de todas as instituições, no sentido de alinhar as ações já realizadas. Segundo ele, FGV, ABC e Embrapa deixaram claro que a extensão rural é uma componente essencial ao sucesso do projeto.


Conforme documento da ABC, o ProSavana está dividido em duas fases. A primeira, já em curso, contempla três projetos de cooperação: de Pesquisa (PI), do Plano Diretor e de Extensão Rural e Modelos de Desenvolvimento. Cada projeto tem diferentes prazos e sobreposição com os outros e se estenderá até 2019. A fase 2 começará após o desenvolvimento do Plano Diretor — 2014/2030.

Antes do embarque para Moçambique, a delegação de extensionistas reuniu-se duas vezes em Brasília para traçar a estratégia de trabalho em solo moçambicano. De acordo com o diretor de Extensão Rural e Pesca da Epagri, Santa Catarina, nessa primeira viagem será feita uma sondagem do que já existe na agricultura de Moçambique e quais os interesses dos agricultores locais, entre outros elementos, que permitam a elaboração de uma proposta para o desenvolvimento sustentável do Corredor de Nacala.

Nacala é uma cidade portuária na província de Nampula, em Moçambique. O porto local, na baía de Bengo, merece destaque na economia local, pois tem profundidade tão elevada que permite funcionamento 24 horas. De acordo com o censo de 2007, Nacala cerca de 206.500 habitantes.

A delegação brasileira de extensionistas é integrada por: Hector Carlos Barreto Leal, Ditmar Alfonso Zimath, Marcos Alves da Silva, Luiz Augusto Rocha, José Alexandre Ramos Trannin, Armando Jorge Luiz da Silva , Maria Auxiiadora Tavares Carvalho, Silvana Maria de Lemos e Flaviane de Carvalho Canavesi.

IRANDUBA lança, sábado, Campanha para Comunidades Pesqueiras


 

      
CONVITE

 

Pelo presente vimos CONVIDAR  para prestigiar nossa Oficina de Lançamento da Campanha pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, a realizar-se dias 21 e 22 de junho.

 

Eduardo Cavalcante

Presidente

 COLÔNIA DE PESCADORES DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA