quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

FAEA e Amazoncitrus se unem para ajudar a deslanchar a citricultura no Amazonas




Em reunião nesta segunda-feira (24/02) o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço e o presidente da Associação Amazonense de Citricultores (Amazoncitrus), Osiris Silva, estabeleceram uma agenda positiva de ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2014 que visam o incremento da cadeia de citros no Estado do Amazonas, principalmente buscando o atingimento da autossuficiência da produção para o mercado consumidor amazonense.

A intensificação da parceria em 2014 entre a FAEA e a Amazoncitrus é para impulsionar e deslanchar a citricultura. A ideia é potencializar a difusão das tecnologias, métodos e resultados de pesquisas já concluídas pela Embrapa – Unidade Mandioca e Fruticultura Tropical em Cruz das Almas e Embrapa Amazônia Ocidental, como forma de aumentar a produtividade e rentabilidade atividade citrícola em nosso Estado.


Segundo os dirigentes, a prioridade será a realização em março de uma reunião conjunta com a Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e demais parceiros, para debater as atividades e metas do Projeto de desenvolvimento da citricultura em andamento sob a coordenação da Embrapa Amazônia Ocidental, com apoio da FAPEAM. Além disso, FAEA e Amazoncitrus irão manifestar à Embrapa a importância da priorização da conclusão da elaboração do sistema de produção em citricultura no Amazonas, que irá servir de referencial tecnológico para todos os citriculturores e até mesmo para empreendedores que pretendem investir na atividade. Também será priorizado nos esforços de FAEA e Amazoncitrus a viabilização de uma programação para a capacitação de extencionistas rurais.

Em setembro de 2013, as instituições organizaram um seminário denominado ‘Avaliação da Cadeia Produtiva da Citricultura no Amazonas’, após a realização foi elaborada uma matriz metodológica que será utilizada no plano de trabalho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário