segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

FAEA participa de reunião com comitiva da Organização Mundial de Saúde Animal


 Data: 17/02/2014 
  
   
 
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, se reuniu na última sexta-feira (14/02) com os representantes da comitiva oficial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que estiveram em Manaus para conhecer sobre o controle sanitário praticado no Estado. O Amazonas tem a expectativa de se tornar área livre de aftosa com vacinação ainda neste semestre.

Durante o encontro o presidente da FAEA, explicou as medidas que o setor privado vem realizando, como: a capacitação e conscientização dos pecuaristas na vacinação, com uma quantidade expressiva de cursos, treinamentos para formação de vacinadores nas fazendas, papel este que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Amazonas) desenvolve não somente durante as campanhas, mas no decorrer do ano inteiro.

Muni Lourenço, explicou para a comitiva a construção de um fundo privado chamado -Fundepec até junho de 2014, que será criado para defesa e indenização de pecuaristas e produtores rurais em caso de eventual foco. “O Fundo é a garantia que o produtor rural será amparado caso algum incidente venha acontecer; pois somos daqueles que acreditam que a prevenção é a melhor alternativa”, declarou Lourenço.

A comitiva da OIE, que teve como líder Herbert Schneider, também está visitando vários Estados brasileiros para conhecer e monitorar as ações de controle sanitário. Houve questionamentos por parte de Schneider, que também é produtor rural na Namíbia, sobre o funcionamento do fundo. O líder também elogiou a implantação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA).

De acordo com o presidente Muni Lourenço, a realização de trabalhos para a implantação da PGA no Estado do Amazonas e consequentemente a GTA (Guia de Transito Animal), será lançada nos próximos meses. “Já estamos no ambiente definitivo do MAPA, e só está faltando para o lançamento um treinamento do MAPA para os funcionários da Agência de Defesa Agropecuária (ADAF)”.

A implantação da PGA é fruto de investimento privado criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e doada para o MAPA (Ministério da Agricultura) e que irá possibilitar que os servidores da ADAF concentrem seu trabalho na defesa.

O secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, esteve presente no encontro e explicou para a comitiva a difícil logística do Estado e os esforços para conseguir o status livre de aftosa, entre eles a estruturação da ADAF e a subvenção do preço da vacina contra a febre aftosa pago para o pecuarista. Atualmente o Amazonas é considerado área de médio risco. Os municípios já considerados livres com vacinação são: Boca do Acre, Guajará e parte de Canutama e Lábrea.

Acompanharam a reunião, a comitiva da OIE, presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas- IDAM, Edimar Vizolli, presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal - ADAF, Sérgio Muniz, superintendente adjunto do MAPA no Amazonas, Guilherme Pessoa, presidente da FAEA, Muni Lourenço e o secretário de produção rural, Eron Bezerra.



Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário