segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sescoop/AM institui plano de ações à Coomapem



Com vistas à elaboração de um plano de ação a ser implementado ainda neste ano, a Cooperativa de Produtores Rurais de Manacapuru (Coomapem) recebe, no próximo dia 16 de fevereiro, o especialista em Cooperativismo e Metodologias Participativas de Aprendizagem Vivencial, o professor Flávio Eduardo de Gouvêa Santos. 

O trabalho, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop/AM), será  promover o levantamento - que resultará em um diagnóstico - dos aspectos positivos e dificuldades da cooperativa, de forma a instigar a profissionalização da gestão, a implementação de ferramentas de governança, renovação das rotinas administrativas e ajustes estatutários e regimentais internos. 

Participarão da oficina de planejamento associados da cooperativa juticultores e horticultores, dirigentes e colaboradores da Coomapem, além de representantes de instituições parceiras, como SENAR e SEBRAE.  

Segundo a presidente da cooperativa, Eliana Medeiro, diante de muitas dificuldades pelas quais a Coomapem está passando, chegou-se à conclusão de que, se o grupo não planejar, será difícil manter a entidade ativa. 

"É fundamental que estabeleçamos prioridades, as ações que são de fato, as mais necessárias, a fim de que possamos, realmente focar e determinar passo a passo o que é preciso fazer para a cooperativa avançar, principalmente para mim, como gestora. Precisamos envolver cada vez mais os cooperados neste processo", afirmou ela. 

O superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, disse que a situação da cooperativa exige muito planejamento e priorização de gargalos e problemas que devem ser resolvidos. 

“O momento pelo qual passa a Coomapem é delicado e precisa ser avaliado por todos os atores envolvidos na gestão de forma a apoiá-la. Dessa oficina precisamos extrair um plano de gestão e estratégia, que priorizem ações para a recuperação financeira da cooperativa, além mostrar medidas consistentes de reestruturação física e funcional”.
Texto: Carla Santos - Jornalista da Cooperativa de Comunicação do Amazonas - Coopcom/AM
Fonte: Sistema OCB-Sescoop/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário