O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Estado, comemora 18 anos de existência e promoveu na manhã de hoje, 18 de março, uma solenidade alusiva para comemorar a trajetória de bons serviços prestados ao setor primário. O evento aconteceu no auditório Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Octávio, nº 3.555, Distrito Industrial, zona sul).
A cerimônia de aniversário contou com a presença de várias autoridades. A mesa foi composta pelo presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Ademir Stroski, superintendente do Banco da Amazônia, Donizete Borges de Campos, secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, Secretária Executiva do Fundo de Promoção Social (FPS), Vânia Barbosa, representando a primeira-dama Nejmi Aziz, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomaz Meirelles, presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Valdelino Cavalcante, secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Botelho do Amaral, superintendente do Incra Maria do Socorro Marques Feitosa, secretário Executivo Adjunto da SDS, Valdenor Pontes Cardoso, chefe geral da Embrapa, Luiz Marcelo Brum Rossi, diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli, subtenente Juarez de Oliveira representando o comandante da 12ª Região Militar, Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira e o deputado estadual Sidney Leite, como homenageado e ex-presidente do Idam.
Na ocasião os ex-presidentes do Instituto Sidney Leite, José Melo de Oliveira, Marcos Daniel Dias de Andrade, Antonio Evandro Melo de Oliveira, José Rogério Vasconcelos de Araújo, Edimar Vizolli e Edson Barcelos foram homenageados e receberam placa de reconhecimento pelos serviços prestados durante o período em que estiveram à frente da Instituição. O também ex-presidente João Luiz Hartz, falecido em junho de 1998, foi lembrado por suas atuações. A placa de homenagem foi entregue ao filho do ex-presidente, André Hartz.
O diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli, agradeu a todos os servidores e instituições parceiras, que juntos proporcionam ao agricultor familiar melhores condições de trabalho. “Tenho orgulho do produtor que oferece ao consumidor produtos de qualidade, e sem dúvida temos visto isso no feirão da Sepror”, disse Vizolli, ao ressaltar, que hoje cada extensionista do Idam atende 100 agricultores no intuito de levar novas tecnologias que facilitem o trabalho no campo.
Para o secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, o Idam não é apenas um órgão é uma peça indispensável ao setor primário, que leva tecnologias, assistência técnica e prioriza o pequeno agricultor. Eron frisou que o setor primário gera 266 mil postos de trabalho e é o setor mais bem avaliado segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante o evento foi inaugurada a galeria de presidentes que contribuíram para a melhoria dos serviços de Ater prestados pelo Idam ao longo de sua história. A solenidade reuniu os gerentes das 66 Unidades Locais do Idam que juntamente com as equipes técnicas, administrativas do escritório central e instituições parceiras tornam possível à ação da Extensão Rural no Amazonas.
Atendimentos – Vinculado a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Idam atende aproximadamente 95 mil beneficiários e 2.010 comunidades , sendo que 94% desse público são agricultores familiares. “É gratificante saber que o setor primário no Amazonas tem avançado, e que as políticas públicas estão chegando aos lugares mais distantes proporcionando ao pequeno e médio agricultor, melhores condições de trabalho no campo, como também o desenvolvimento rural sustentável”, disse o diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli.
Setor primário – Nos últimos dez anos o serviço de Ater no Amazonas alcançou importantes conquistas que tem possibilitado as famílias rurais o acesso às novas tecnologias da agricultura familiar. Além disso, a construção de um Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural por parte do Governo Federal e a decisão de criar a Anater foram passos fundamentais para o fortalecimento da estrutura do serviço de Extensão Rural.
Assistência Técnica – É um serviço de educação não formal de caráter continuado no meio rural que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades agropecuárias, não agropecuárias, agroextrativistas, florestais e artesanais. A Ater iniciou na década de 40, assegurada pela Constituição Federal de 1988. O serviço é garantido aos pequenos e médios agricultores/produtores rurais no sentido de atender as necessidades da agricultura familiar e manter a permanência e a subsistência do homem no campo.
No Amazonas o serviço de Ater está presente há 48 anos. Iniciou com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Amazonas (Acar), em 1977 com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas (Emater), onde em 1993 passou para Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amazonas. Em 18 de março de 1996, foi criado o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), sendo incorporado a sua estrutura em 2007, a Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Estado, desenvolvendo dessa forma atividades de extensão florestal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário