quarta-feira, 30 de abril de 2014

Coomapem oferece oficina de artesanato para cooperados

 
Associados da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem) participaram durante os dois últimos dias, 28 e 29 de abril, da Oficina de Artesanato promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que utilizou como matéria-prima, fibras da juta e da malva, principal item produtivo da cooperativa.

O curso aconteceu na sede do Sebrae, na cidade de Manacapuru, envolvendo 28 cooperados. A iniciativa foi demandada pela própria cooperativa ao órgão.  
O objetivo do curso, que foi realizado era levar ao artesão informações e técnicas que agreguem valor aos seus produtos, enfocando o papel e a importância do artesanato regional no contexto atual, bem como a relevância da revitalização dos produtos, resgatando elementos culturais, tornando o artesanato mais competitivo no mercado. 
“Tanto eu, como o monitor do curso, professor Jab Pasollini, ficamos bastante impressionados com a o envolvimento dos cooperados e a criatividade deles, tanto que a próxima etapa do curso já está agendada para o final do ano”, afirmou a presidente da cooperativa, Eliana Medeiro.  

O curso tem carga horária de 4 horas para levantamento iconográfico com um consultor de artesanato; 20 horas de consultoria em artesanato; 8 horas de consultoria em qualidade e 8 horas de consultoria em formação de preço de venda.
O conteúdo programático está sendo realizado em etapas, sendo elas: Levantamento iconográfico – o consultor faz a análise dos ícones do município para possibilitar o direcionamento e a aplicação desses nos trabalhos dos artesãos (sem o grupo). 
Na segunda etapa se dá a Palestra "Tendência de Mercado e O Olhar Paisagístico", seguido pela avaliação dos produtos elaborados pelos participantes e entregues na 1ª etapa, por um consultor de design (sem o grupo). 
Por fim, se dá a oficina de trabalho para melhoria dos produtos, com entrega individual das fichas com a análise dos produtos e sugestões, desenvolvimento de produtos baseados nas propostas sugeridas nas fichas para revitalização dos mesmos, oficina de qualidade e produtividade com o objetivo de qualificar o grupo ou núcleos de produção, para a melhoria de sua competitividade no mercado.
A quinta oficina formação de preço com o objetivo de capacitar os participantes para o levantamento de informações e apuração do preço de venda dos produtos, bem como repassar alguns pontos importantes acerca da qualidade, produtividade e processo produtivo.
A próxima etapa do curso será no mês de dezembro. 
Texto: Carla Santos - Jornalista da Cooperativa de Comunicação do Amazonas - Coopcom/AM
Fonte: Sistema OCB-Sescoop/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário