A secretária Executiva da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural), Sônia Alfaia, participou na última semana de um audiência pública proposta pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Participaram também do encontro autoridades estaduais e federais e agricultores familiares de diversas comunidades do entorno de Manaus.
Um dos pontos em debate na audiência foi as estratégias de políticas para o escoamento da produção dos agricultores familiares que atuam nos municípios do entorno. Um dos gargalos apontados, segundo a secretária Executiva, foi a condição dos ramais e vicinais dessas localidades. Segundo ela, durante reunião com o Governo do Estado, realizada na semana passada, foi analisado que ainda faltam mais de 4,5 mil quilômetros de estradas vicinais a serem implantadas, apesar de 1,5 mil quilômetros já concluídos pelo ex-secretário da pasta Eron Bezerra. “Sei que é difícil, muito complicado, a gente soerguer a produção rural de uma cidade, quando as estradas vicinais apresentam problemas”, afirmou. Alfaia garantiu que o Governo do Estado determinou à Secretaria de Infraestrutura a execução de um projeto básico para a melhoria das vicinais ao redor de Manaus.
A recuperação de ramais e vicinais, segundo Sônia Alfaia, é uma ação tomada pela Sepror como política de Governo. Ela lembrou, durante a audiência, que esse trabalho nunca foi de responsabilidade da secretaria, no entanto, entendendo a importância da recuperação dos ramais para o escoamento da produção, a secretaria criou o Programa de Infraestrutura. “Esse programa visa o escoamento da produção através de medidas como a recuperação de vicinais e ramais. Além disso trabalhamos com os ônibus formigões que buscam o produtor e a produção nos ramais e ainda as barcaças que funcionam como formigões d’água”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário