terça-feira, 29 de abril de 2014

Sepror promove seminário para discutir as atividades produtivas sustentáveis nas Unidades de Conservação

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  realizam nesta quarta-feira, 30, o Seminário sobre Políticas de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis em Unidades de Conservação. O encontro será realizado no Auditório do Bosque da
Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A secretária Executiva de Produção Rural, Sônia Alfaia, participará do encontro. O objetivo do Seminário, segundo ela, é reunir instituições e a sociedade para discutir princípios, diretrizes e estratégias de atuação para apoio a atividades produtivas sustentáveis em unidades de conservação no Amazonas.
Participam ainda do encontro representantes das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC).


Entenda a discussão – Hoje, as unidades de conservação são definidas pela Lei 9.985/2000, como um “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.

O Amazonas, Estado mais extenso do Brasil, com 155,9 milhões de hectares, possui mais de 27% de seu território protegidos por Unidades de Conservação Federais (15%) e Estaduais (12%), e mais as Municipais,
totalizando uma área superior a 42 milhões de hectares.

Das 76 Unidades de Conservação Estaduais e Federais que compõem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza no Estado, sendo 41 Estaduais e 35 Federais, apenas 18 são de Proteção Integral. As outras 58 (76%) são de Uso Sustentável.
Grande parte destas 58 Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Amazonas se encaixa nas categorias de RESEX e RDS. Estas categorias preveem a utilização da área por populações tradicionais cuja existência baseia-se no extrativismo e em outros sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.
Serviço – O Bosque da Ciência está localizado na Avenida Otávio Cabral, s/n, no Aleixo, Zona Sul, e a discussão acontecerá das 8h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário