terça-feira, 29 de abril de 2014

Visita técnica beneficia agricultores familiares em Alvarães

Por Aldizângela Brito,

Extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável Florestal do Amazonas (IDAM) realizaram no dia 03 de abril, uma visita técnica no sítio 5 Irmãos, localizado no km 07 da estrada Alvarães Nogueira no município de Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus). Participaram da ação, a engenheira agrônoma, Suelen Bonfim, o técnico em agropecuária, Zacarias Godin, (ambos do IDAM/Central), o técnico em agropecuária do IDAM/Local, Waldejane Gouveia e o secretário de Produção e Abastecimento do Município Rufino Neto Lima.
Durante a atividade foi escolhida uma área para implantação de uma Unidade Demonstrativa de Multiplicação Rápida de Mandioca para beneficiar mais de 560 agricultores familiares e incentivar métodos que desenvolva o manejo correto da cultura.
Segundo o técnico em agropecuária da Unidade Local do IDAM/Alvarães, Waldejane Gouveia, a ação foi importante porque muitos produtores rurais têm prejuízos com a perda da maniva. “Essa atividade de ATER vai possibilitar ao agricultor familiar desenvolver suas atividades com perspectiva de melhorar a renda,” explicou Gouveia.


Após a escolha do local, foi dado início a construção da Unidade Demonstrativa
Palestra No mesmo dia, mais de 30 agricultores familiares participaram de uma reunião na paróquia São Joaquim.  Eles receberam orientações técnicas a respeito da implantação da Unidade Demonstrativa de Multiplicação de Mandioca.
A engenheira agrônoma, Suelen Bonfim, explicou os benefícios da utilização da Unidade Demonstrativa para o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca, por meio da multiplicação rápida das mudas. De acordo com Suelen, após a construção da Unidade, o processo de multiplicação de mudas é dividido em três fazes: Propagação (seleção e preparo de mudas), cama de enraizamento e aclimatação.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM Alvarães, Adevaldo Antônio dos Santos, atualmente, a produção de mandioca no município é mais de 650 toneladas. “Estamos confiantes com essa ação, pois sabemos que a tendência é aumentar as áreas de plantio, e com isso, melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais no município,” afirmou Adevaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário