Hoje, em companhia da técnica da Sepror, Karine Araújo, ouvi atentamente o relato do técnico do Idam, Zacarias Gondim, expressando enorme preocupação com os atuais números da safra de malva que nos levam a estimar uma produção em torno de 3 mil toneladas. Atualmente, segundo Zacarias, pouco mais de mil toneladas foram adquiridas por cooperativas e indústrias. No mesmo período do ano passado, mesmo diante da crise de 2013, esse número era de 3 mil toneladas. A situação é preocupante e merece uma imediata reflexão de todos os atores da cadeia produtiva. |
Muito pertinente o levantamento desta questão por parte do IDAM. Com o resultado do último levantamento realizado pelo órgão, é praticamente certa uma redução no volume final produzido na região.
ResponderExcluirMais preocupante, ainda, é a situação de baixo estoque de sementes de malva e juta disponíveis para o plantio deste ano e que consequentemente vai impactar na safra de fibras de 2015. Este é mais um ponto a ser analisado e a busca de soluções deve ser imediata.