sexta-feira, 23 de maio de 2014

IDAM incentiva criação de abelhas sem ferrão no município de Barreirinha

Paula Vieira,
O Governo do Amazonas, por meio do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), realizou nos dias 6 e 7 de maio, no município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), palestras sobre regularização e financiamento para atividade de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A iniciativa beneficiou mais de vinte e cinco agricultores familiares das comunidades de Barreira do Andirá e Cametá do Ramos.
O objetivo foi mostrar aos agricultores a importância de se trabalhar dentro da legalidade perante o órgão competente, no caso o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), permitindo ao agricultor o direito a criação, comercialização e transporte, conforme a resolução Conama 346 de 2004, Instrução Normativa Ibama 169 de 2008 e portaria Ibama 117 de 1997. No que  diz respeito a financiamentos, a ideia e potencializar a meliponicultura no município por meio do crédito rural.
As palestras foram ministradas pelo técnico em agropecuária do IDAM Central, Ezequiel Baraúna Assunção, com apoio dos técnicos da Unidade Local do IDAM em Barreirinha, Loureflan da Silva e Anderson Barros.


“Após as orientações repassadas durante a atividade os meliponicultores além de manejarem as abelhas de forma legal poderão agregar valor ao produto, que futuramente  será comercializado para supermercados e drogarias”, destacou Ezequiel Assunção.
Ao final da atividade os agricultores das duas comunidades que participaram das palestras se comprometeram em providenciar a documentação necessária para regularização dos meliponários.
Para os meliponicultores que desejam realizar o Cadastro Técnico Federal (CTF), é necessário procurar a Unidade Local do IDAM em Barreirinha portando as cópias do RG, CPF e comprovante de residência para que sejam enviados ao IDAM/Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário