sexta-feira, 23 de maio de 2014

Produção de hortaliças no município de Iranduba é destaque em programa de rádio



O engenheiro agrônomo e gerente da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) no município de Iranduba, Favilla Gentil Neto, participou na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, do Programa Bom Dia Amazônia da rádio Cultura (ZYF 278, frequência 4845 khz, faixa 60 metros).
Entrevistado por Sávio Santos, Favilla destacou que o município de Iranduba é o maior produtor de hortaliças do Amazonas. Segundo ele, o número de casas de vegetação existentes no município é de aproximadamente 1.040, o equivalente a 28 hectares, onde as culturas mais cultivadas são o pimentão, tomate, coentro, alface e pepino.
A produção de hortaliças, cultura de ciclo curto, cultivadas de forma convencional ou orgânica, ocorre na terra firme e na várzea, em céu aberto e em cultivo protegido (plasticultura). No Estado a atividade envolve cerca de 77.700 agricultores familiares/produtores rurais, conforme dados levantados pelo IDAM em 2013.
O IDAM incentiva a atividade no município, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) fazendo o acompanhamento periódico das famílias assistidas.
As hortaliças são originárias tanto de clima frio quanto quente, tendo adaptações climáticas diferentes. No Amazonas o cultivo de hortaliças fica limitado à utilização de espécies adaptadas ao clima quente, restringindo o cultivo de espécies originárias de clima frio, pois são espécies menos tolerantes às altas temperaturas e a elevada umidade do ar da região Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário