O uso da internet se tornou essencial no dia a dia das empresas e das pessoas, o que não foi diferente para o setor primário. Hoje o produtor rural faz uso da tecnologia para facilitar o trabalho, ter acesso a novas pesquisas e até acompanhar a previsão do tempo, tão essencial na atividade. Pensando nessa demanda crescente do uso da ferramenta, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-Amazonas) inicia neste semestre novas turmas do Programa Inclusão Digital Rural em várias comunidades do interior do Estado.
Encerra nesta quinta-feira (08) na sede da instituição em Manaus, um treinamento para os instrutores que atuam no curso. O objetivo é de atualizar o conteúdo e apresentar questões documentais que possam causar dúvidas. “Esse é um curso muito demandado pelo público rural e que atende toda a família do campo. Durante as aulas os produtores aprendem a utilizar corretamente as ferramentas básicas da informática e o mais importante é que com esse programa do SENAR há a inserção no cotidiano dos produtores rurais amazonenses da utilização da internet. O Amazonas é um Estado de grandes dimensões e para superar as distâncias e a dificuldade de acesso à informação e novas tecnologias não podemos abrir mão do uso da rede mundial de computadores”, declarou o presidente do SENAR Amazonas, Muni Lourenço.
O Programa Inclusão Digital Rural, repassa o conteúdo aos alunos através de simulações reais, e para isso o SENAR Amazonas, leva os computadores e o modem com internet até as comunidades onde estão sendo executados os cursos, para que possam aprender as noções básicas de informática, como criar e enviar um e-mail e como navegar no site do Sistema CNA/SENAR, o Canal do Produtor, por exemplo. Vale ressaltar que o Sistema FAEA-SENAR foi a primeira Federação do País a ter salas de inclusão digital em todos os Sindicatos Rurais Patronais.
A utilização das ferramentas foi ressaltada o instrutor nacional que está ministrando o treinamento, Jeam Carlos Palavro,“é um prazer retornar ao Amazonas e dedicar um tempo de trabalho ao SENAR. Nós estamos concluindo diversas etapas que visam oferecer ao produtor rural meios de trabalhar usando os meios tecnológicos e o objetivo é fazer com que os instrutores consigam levar da melhor maneira fácil e didática instruções de conhecimentos e ferramentas de acesso a informação. Sabemos que o produtor necessita ser um gestor de sua propriedade e a gestão precisa de informação e o foco deste treinamento é informar como ele pode ter acesso a essas informações pra que suas atividades sejam geridas como empresas”.
O representante do Sindicato Rural de Fonte Boa, Raimundo Nonato de Souza Xavier, avaliou que o curso já estava sendo bem procurado pelos produtores e que a “volta as aulas” será um sucesso. “A expectativa é grande, porque por meio deste treinamento vamos nos atualizar para levar conhecimentos aos produtores do nosso município”.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário