segunda-feira, 16 de junho de 2014

Agricultura orgânica familiar na região metropolitana

Por Paula Vieira,

No último dia 12, a participação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), no programa Bom Dia Amazônia da rádio Cultura foi para falar sobre agricultura orgânica familiar na região metropolitana de Manaus.
Mário Ono/IDAM
Entrevistado por Sávio Santos, o extensionista rural do IDAM Mário Ono, do setor de Apoio a Agroecologia e Produção Orgânica do Amazonas (Seapo/AM), explicou sobre a implantação do Projeto de Apoio na Estruturação das Unidades de Produção Familiar Agroecológicas. O projeto é resultado da parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e IDAM, que visa a aquisição de veículos e equipamentos.
Segundo Ono, a meta do projeto é atender 160 famílias até o final deste ano, nos 06 municípios que compõem o território da cidadania Manaus e entorno, quais sejam: Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara/Novo Remanso, Iranduba e Careiro da Várzea.
A implantação do Projeto conta com apoio direto das Unidades Locais do Idam nos municípios, que estão em fase de identificação dos agricultores familiares interessados, os quais vêm participando das metodologias (visitas, reuniões, palestras, cursos, oficinas, demonstrações de métodos, unidades didáticas e intercâmbios) de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltadas à produção de base ecológica.


“O principal objetivo desse trabalho é ajudar os agricultores no processo de formação de uma consciência ambiental e solidária, que visa o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis, no que se refere ao uso e manejo da terra e conservação dos recursos naturais”, disse o extensionista rural, ao destacar, que a ideia é promover a produção orgânica com respeito ambiental, justiça social e retorno econômico aos agricultores familiares envolvidos. Além de futuramente possibilitar sua participação em mercados diferenciados para o atendimento à demanda de consumidores que buscam uma alimentação saudável, mediante a comercialização de frutas e hortaliças orgânicas no mercado local.
Com o projeto a expectativa é aumentar a oferta de alimentos orgânicos, bem como ampliar o consumo desses produtos no mercado consumidor de Manaus, de modo a permitir que os agricultores tenham acesso às políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) por meio do fornecimento a mercados institucionais.
Neste contexto, o Seapo vem interagindo e colaborando com a Rede Maniva de Agroecologia do Estado do Amazonas (Rema), composta por representantes de diversas organizações governamentais e não governamentais comprometidos com o desenvolvimento da produção orgânica, melhoria das condições de vida dos agricultores e consumidores que primam pelo consumo consciente, segurança alimentar e nutricional, proporcionando uma relação de respeito com o meio ambiente.
A expansão da produção de base ecológica no meio rural requer a adesão de novos agricultores, que muitas vezes, buscam outra forma de produzir que não se restrinja a utilização de insumos químicos. Mas, que muitos deles desconhecem. Para tanto, é necessário que esses agricultores tenham conhecimento da existência desse sistema de produção que se fundamenta em princípios e consiste na adoção de tecnologias e práticas agroecológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário