segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lançamento de obras científicas que destacam a produção rural na Amazônia



Na manhã desta segunda-feira (16), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, prestigiou o lançamento de quatro obras que destacam a Agricultura Familiar na Amazônia, lançados pela Editora Wega no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). As obras foram adquiridas e estarão disponíveis na biblioteca do Sistema FAEA-SENAR.
O presidente da FAEA, Muni Lourenço, discursou sobre a importância da literatura para o setor. Destacou também que a parceria com as instituições como a Embrapa e o INPA é de extrema importância para a pesquisa em produção de alimentos. “Quero parabenizar os autores pelas obras e destacar que as pesquisas comprovam que é possível conciliar a preservação da floresta e a produção de alimentos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, diz que 92% dos 276 mil amazoneneses que se dedicam a produção de alimentos no Estado do Amazonas se enquadram na condição de agricultores familiares. Todos nós produtores temos uma convicção clara que não pode haver uma contradição entre os que se enquadram a produtores a nível comercial e os familiares. Hoje estamos efetivamente ligados as instituições de pesquisa, como a Embrapa que transformou o país em 40 anos, e já somos um gigante em alimentos”.

Na avaliação da Drª em ecologia na área de conservação da biodiversidade e uma das coordenadoras do livro, Sandra Noda, o material corresponde a pesquisas realizadas nos últimos dez anos. “Nesse período, acontecem mudanças metodológicas, que aplicamos e traz uma descrição mais acurada do que está acontecendo na agricultura familiar nesta parte da Amazônia Central. Onde trabalhamos mais concentrados na questão de área de várzea. Daí as propostas de uma agricultura onde é possível ter alternativas de conservação da biodiversidade que permita a reconstrução cultural da sociodiversidade. Esse é o grande foco."

Os livros com as temáticas, Dinâmicas Socioambientais na Agricultura Familiar na Amazônia; Pesquisas Agronômicas Sustentável na Amazônia Central; e Agricultura Familiar no Amazonas - Volume 1 e 2. Teve a iniciativa do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico (NERUA) e Núcleo de Etnoecologia na Amazônia Brasileira (NETNO) e a participação dos pesquisadores Dr. Hiroshi Noda; Drª. Sandra do Nascimento Noda; Drª. Anne Elizabeth Laques; Dr. Philipe Léna; Dr. Luiz Augusto Gomes de Souza; Dr.Danilo Fernandes da Silva Filho; e do Professor Ayrton Luiz Urizzi Martins.



Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
Fonte: WEGA Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário