segunda-feira, 16 de junho de 2014

Livros lançados no Inpa debatem Agricultura Familiar na Amazônia


O Sistema OCB/Sescoop-AM, representado pelo presidente da Coopcom (Cooperativa de Comunicação do Amazonas), jornalista Eliezer Favacho da Rocha participou na manhã desta segunda feira, 16 de junho, no auditório da Ciências no Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) do lançamento de quatros livros com o tema “Agricultura Familiar na Amazônia”, editado pela empresa Wega de propriedade do jornalista Antônio Ximenes.

Eliezer Favacho parabenizou os pesquisadores e editores pela iniciativa de transformar o tema “Agricultura Familiar” em pesquisa cientifica, e trazer o assunto para ser debatido dentro da academia, com a publicação das quatro obras, que segundo o jornalista, será de grande importância para o crescimento do Sistema Cooperativista e do setor primário do Amazonas, pela seriedade e o valor das pesquisas, além da qualidade das edições.
“A Agricultura Familiar precisa urgente crescer com esse debate, visando aproximar cada vez mais o setor produtivo da pesquisa cientifica, para que os dois segmentos caminhem juntos em busca de soluções concretas para amenizar os desafios que enfrentam atualmente os produtores rurais do Estado. Essas iniciativas podem ser as grandes saídas para o desenvolvimento do setor primário amazonense”, afirmou o presidente.
Os livros, Dinâmicas Socioambientais na Agricultura Familiar na Amazônia; Pesquisas Agronômicas Sustentável na Amazônia Central; e Agricultura Familiar no Amazonas - Volume 1  e  2. Teve a iniciativa do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônicos (NERUA) e Núcleo de Etnoecologia na Amazônia Brasileira (NETNO) e a participação dos pesquisadores Dr. Hiroshi Noda; Dra. Sandra do Nascimento Noda; Dra. Anne Elizabeth Laques; Dr. Philipe Léna; Dr. Luiz Augusto Gomes de Souza; Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho; e do Professor Ayrton Luiz Urizzi Martins.


Na avaliação da Dra. em ecologia na área de conservação da biodiversidade e uma das coordenadoras do livro, Sandra Noda, o material corresponde a pesquisas realizadas nos últimos dez anos.
“Nesse período, aconteceram mudanças metodológicas, que aplicamos e traz uma descrição mais apurada de tudo que está acontecendo na Agricultura Familiar nesta parte da Amazônia Central, onde trabalhamos mais concentrados na questão de área de várzea. Daí as propostas de uma agricultura onde é possível ter alternativas de conservação da biodiversidade que permita a reconstrução cultural da sociodiversidade. Esse é o grande foco”, argumentou a pesquisadora.
A obra abre espaço para tirar da invisibilidade os agricultores familiares e levar pra dentro da universidade de forma que contribua para formação dos futuros profissionais de ciências agrárias. “Para mim os livros têm essa particularidade, mostrar aos graduados e pós-graduados que existe agricultura familiar aqui no Estado” enfatizou, Sandra Noda.
Já o livro Agricultura Familiar no Amazonas traz uma série de informações novas de interesse agrícola para todo estado, extrapolando os limites das regiões pesquisadas. Temas como o resgate de fruteiras tradicionais, o cultivo de hortaliças não convencionais de forma que não sejam extintas, a seleção de novas variedades de espécies como o tomate e o cubiu, e a tecnologia de aproveitamento de produtos e cultivo de hortaliças por hidroponia como uma prática urbana e de abastecimento dos mercados regionais das grandes cidades são alguns assuntos apresentados na obra.
Participantes: Participaram do evento os pesquisadores Dr. Hiroshi Noda; Dra. Sandra do Nascimento Noda; Dra. Anne Elizabeth Laques; Dr. Philipe Léna; Dr. Luiz Augusto Gomes de Souza; Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho; o Professor Ayrton Luiz Urizzi Martins; o jornalista, professor e pesquisador José Seráfico; o ex-secretário de produção do Estado do Amazonas e professor da Ufam, Eron Bezerra; a Secretária Municipal do Meio Ambiente, katia Schweicketd; o diretor da FCA (Faculdade de Ciências Agrária), Neliton Marques e o jornalista e editor das obras, Antônio Xemenes
Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM, Nerua e Netno

Nenhum comentário:

Postar um comentário