segunda-feira, 16 de junho de 2014

Petrucio Magalhães participa de reunião com secretário de produção


O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior participou no dia 11 de junho na sede da Faea (Federação da Agricultura do Estado do Amazonas) de encontro com o novo Secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, Valdenor Cardoso e a classe empresarial rural, representando a avicultura, agricultura, piscicultura e pecuária, bem como inúmeros produtores vindos da região metropolitana de Manaus e de vários municípios amazonenses a convite do presidente da Faea, presidente Muni Lourenço.
Petrucio Magalhães parabenizou a mobilização de todos para o encontro. “Acredito que se tem um grupo intelectual capaz de transformar o setor, certamente dentro dessa reunião temos pessoas e lideranças experientes. Essa união demostra capacidade e focando no objetivo maior de demandas de pautas para o governador que certamente irá beneficiar o homem do campo”, declarou o presidente


O presidente também falou da necessidade da construção de um galpão certificado no município de Manacapuru para armazenar fibras Juta e Malva produzidas por cooperativas. O deposito da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) foi destruído durante um incêndio de grande proporção no ano passado, deixando um prejuízo de mais de 1,5 milhão. Milhares de pessoas dependem da produção de fibras naquela região e estão correndo risco de um grave problema social. 



O presidente da Faea, Muni Lourenço entregou ao dirigente da Sepror um documento com 11 pontos considerados prioritários para o desenvolvimento do setor primário do Estado do Amazonas na presença de mais de 70 pessoas. Muni Lourenço explanou os pontos do documento, sendo o primeiro deles aclamado pelo público, que se refere ao aumento no orçamento destinado ao setor primário.

“É inadmissível que uma secretaria de um setor que deve ser considerado primordial no ponto de vista da segurança alimentar, economia do interior, geração de renda e no social, receba um orçamento de 0,7%. Nossa proposta é que seja aumentado esse porcentual para no mínimo 3%”, disse Muni Lourenço.



Do mesmo sentimento o vice-presidente da Faea, José Azevedo, discursou, “Quero parabenizar o secretário pela disposição de vir ao encontro dos produtores, que até então pela vigência da Zona Franca de Manaus, nunca foi olhada como deveria ser, e agora estamos começando uma nova etapa depois de 50 anos. Quero aqui declarar que não podemos ficar calados como ficamos até agora, porque somos produtores rurais e importantes para a economia do Estado. É só ver o quanto importamos de alimentos porque não produzimos aqui. Temos que aproveitar os incentivos e olhar melhor para o setor primário e principalmente para o homem do interior”, declarou.



Os outros pontos apresentados no documento correspondem a construção do Novo Parque de Exposições Agropecuárias, para a realização da tradicional Epoagro, onde são gerados milhões de reais em negócios, além de empregos diretos e indiretos; a Feira além de ser uma opção de realizar intercâmbio, compra de animais com genética, além de ser o momento de confraternização da classe com a sociedade.



A realização de um concurso público para o IDAM que completou 18 anos foi aplaudido pelos produtores que em suas manifestações declararam insatisfação com o quantitativo atual de técnicos estáveis do serviço público de extensão rural. 



O Proinsumos já aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), como Lei, e divulgada na mídia, ainda não saiu do papel, segundo Lourenço, “É preciso dar agilidade para o Proinsumos, nós produtores rurais já perdemos três momentos de preparo de área, não podemos esperar mais. O produtor rural é o grande prejudicado”, afirmou.



Lourenço também apresentou a proposta de melhoramento dos ramais; Lançamento da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) doada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao MAPA. Que seja mantida uma relação mais intensa com o Instituto de Terras para a regularização Fundiária.



Após ouvir as demandas do setor rural, o secretário de produção rural, Valdenor Cardoso, ressaltou que para ele era um prazer enorme está junto da classe, pautando as necessidades. “Venho com o sentimento de comprometimento com a classe e o compromisso de que a Sepror deve estar à disposição dos produtores rurais”.



Novo Secretário - É engenheiro agrônomo, natural de Parintins (AM), mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais), tem atuação no setor primário e no serviço público.



Já ocupou o cargo de secretário executivo na Sepror no período de 2003/2004 (na gestão do então secretário Luiz Castro), e também na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).



Exerceu a função de técnico em Sistema Agrônomo em Extensão Rural, desempenhando a função de Engenheiro Agrônomo junto ao programa Rural em Desenvolvimento de Cacau do Brasil; foi ainda gerente da Comissão Executiva do Plano Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Texto: Diáarcara Ribeiro/Sistema Faea/Senar
Fonte: Sistema Faea/Senar

Nenhum comentário:

Postar um comentário