quarta-feira, 18 de junho de 2014

Oficializado o norte do Pará como livre de aftosa com vacinação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) oficializou na terça-feira (17) o reconhecimento da região norte do estado do Pará e os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte como zona livre de febre aftosa com vacinação. A Instrução Normativa nº 16 foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Neri Geller.
A normativa classifica como Risco Médio (BR-3) para febre aftosa os municípios paraenses de Afuá, Breves, Faro, Gurupá, Melgaço e Terra Santa;  partes do município de Chaves localizadas na região do Rio Croarí e, ainda, as ilhas deste município; parte do município de Juruti, composta pela região localizada a oeste da ferrovia Alcoa e a região do Rio Mamuru, na divisa com o Estado do Amazonas.
OIE
Em maio, os 178 países integrantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), reunidos durante assembleia mundial, em Paris, na França, declararam erradicada a febre aftosa nos sete estados brasileiros e na região norte do Pará.
Esse reconhecimento da OIE elevou para 210 milhões o total de animais que estão em zonas livres de febre aftosa, o que representa 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos em 78% do território brasileiro. O próximo passo é alcançar a meta de um país totalmente livre da doença. Para isso o Mapa realiza um trabalho conjunto com os governos estaduais e a iniciativa privada para que Amapá, Roraima e Amazonas também sejam reconhecidos.


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2104 
Esther Caldas
esther.silva@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário