segunda-feira, 16 de junho de 2014

Projeto Warana é apresentado em expedições


A Associação dos Amigos do Inpa (Assai), em parceria com a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé, iniciou em 2014 o Projeto Waraná, que conta com patrocínio da Petrobrás. Para dar início às atividades do projeto, o primeiro quadrimestre foi dedicado à realização de articulações necessárias a condução e continuidade de seus resultados.
Foram realizadas três expedições (uma por calha de rio) para seleção das famílias interessadas e identificação das áreas dos plantios dos sistemas agroflorestais. Em cada uma destas expedições foram apresentados os objetivos do projeto nas aldeias, fazendo uma identificação preliminar das pessoas que se envolverão nas atividades e da possível localização onde será implantado o Sistema Agroflorestal (SAF) na aldeia.
A metodologia apresentada aos indígenas consiste na implantação de uma área de SAF em cada aldeia, onde todos os envolvidos irão participar da implantação da mesma. As técnicas agroecológicas aprendidas durante a implantação serão utilizadas em cada área agrícola individual. Essa replicação contará com acompanhamento técnico de agente de extensão rural que faz parte do projeto, tornando mais robusta a continuidade das ações do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário