Para prestar atendimento aos moradores das comunidades locais, uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), em parceria com a Defesa Civil, esteve na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RESEX) Canutama no período de 18 a 21 de junho.
De acordo com o chefe da RESEX Canutama, Altemar Lopes, foi realizada a entrega de cinco cheques de Auxílio-Enchente para cinco famílias da área de proteção, sendo duas da Comunidade São Francisco e três de São Tomé.
Reunião na comunidade Santa Bárbara – RESEX Canutama. Foto: Altemar Lopes
Além disso, houve o monitoramento para prevenção de possíveis ilícitos ambientais no rio Mari, igarapé Cainã, furo Joari, igarapé São Pedro, rio Aforrá, rio Mamoriá, igarapé Paissé, lago Moará e rio Purus. Todos eles são locais de grande pressão de captura de quelônios com capa-sacos e pesca predatória nessa época de descida das águas.
A equipe da SDS constatou a instalação de oito grupos geradores novos. São sete em comunidades da RESEX e um no entorno. Isso faz parte da política ambiental do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), que vem sendo executada pela Prefeitura Municipal de Canutama. Com a instalação desses novos grupos geradores, 67 famílias (235 pessoas) da zona rural agora tem energia elétrica de qualidade em suas casas.
Marcia Meneghini
Jornalista Mtb/Am 830
Celular: (92) 8411.2727/ (92) 8155.8193
Jornalista Mtb/Am 830
Celular: (92) 8411.2727/ (92) 8155.8193

Nenhum comentário:
Postar um comentário