sábado, 5 de julho de 2014

SDS atende comunidades da RESEX Canutama

Para prestar atendimento aos moradores das comunidades locais, uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), em parceria com a Defesa Civil, esteve na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RESEX) Canutama no período de 18 a 21 de junho.
 
De acordo com o chefe da RESEX Canutama, Altemar Lopes, foi realizada a entrega de cinco cheques de Auxílio-Enchente para cinco famílias da área de proteção, sendo duas da Comunidade São Francisco e três de São Tomé.
 
Reunião na comunidade Santa Bárbara – RESEX Canutama. Foto: Altemar Lopes
 
 
 
Além disso, houve o monitoramento para prevenção de possíveis ilícitos ambientais no rio Mari, igarapé Cainã, furo Joari, igarapé São Pedro, rio Aforrá, rio Mamoriá, igarapé Paissé, lago Moará e rio Purus. Todos eles são locais de grande pressão de captura de quelônios com capa-sacos e pesca predatória nessa época de descida das águas.
 
A equipe da SDS constatou a instalação de oito grupos geradores  novos. São sete em comunidades da RESEX e um no entorno. Isso faz parte da política ambiental do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), que vem sendo executada pela Prefeitura Municipal de Canutama. Com a instalação desses novos grupos geradores, 67 famílias (235 pessoas) da zona rural agora tem energia elétrica de qualidade em suas casas.
 
 
Marcia Meneghini
Jornalista Mtb/Am 830
Celular: (92) 8411.2727/ (92) 8155.8193

Nenhum comentário:

Postar um comentário