quinta-feira, 31 de março de 2016

Encerra, amanhã, o I Fórum de Medicina Veterinária do Amazonas

Mesa de abertura do I Fórum de Medicina Veterinária do Amazonas

Equipe de apoio do IFAM Zona Leste

Momento em que o presidente do CRMV-AM, Dr. Carlos Machado Carneiro,  fazia a abertura oficial do evento


Na última terça-feira, dia 29, teve início o I Fórum de Medicina Veterinária do Amazonas. O evento, que terá ao todo 15 palestras e a participação de nove profissionais renomados de fora do Estado, marca o 33º aniversário do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM).
O presidente do CRMV-AM, Carlos Augusto Machado Carneiro, foi o responsável pela abertura oficial do evento, realizado no auditório Sumaúma, na UFAM, e festejou o acontecimento que, segundo ele, é de extrema importância para toda a classe da veterinária amazonense.

‘’Como primeiro dia posso dizer que foi muito proveitoso, em todos os sentidos. Me surpreendeu o nível de qualidade das palestras apresentadas. Os profissionais que aqui estiveram demonstraram que a medicina veterinária está em um nível muito alto e reforçou que é necessária essa troca, esse nivelamento de conhecimento, e deixa claro que o fato de o Amazonas receber um evento dessa magnitude é de grande importância. ’’
O primeiro dos quatro dias de Fórum de Medicina Veterinária do Amazonas contou com três palestras: a primeira delas realizada pelo presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Arruda. O mandatário falou sobre as áreas emergentes da medicina veterinária e salientou pontos importantes em relação à ética dentro da profissão.
‘’Este feito é de fundamental importância não só para os médicos veterinários, mas também para os acadêmicos de veterinária e tem tido uma repercussão extremamente positiva junto às instituições de ensino que aqui (Amazonas) existem. É um despertar de um novo tempo, uma oportunidade de conhecer novos colegas, para que ocorra uma interação maior entre os acadêmicos e os profissionais, além de trazer conhecimento, agregar valor e despertar um maior interesse nos estudantes para que eles possam ter um campo de visão maior no futuro exercício da profissão.”
Na sequência, Marcello Roza, presidente da Anclivepa Brasil, entrou em cena e tratou sobre a biossegurança na clínica de pequenos animais. Para ele, a iniciativa traz uma gama de oportunidades para a nova geração.
‘’Uma bela iniciativa do CRMV-AM com apoio da Anclivepa. Eventos como esse são fundamentais, juntam profissionais da região, permitem aos alunos fazer não só uma reciclagem, mas também intercâmbio com profissionais de outras regiões, isso gera possibilidade de estágio e de acompanhamentos no futuro, então é uma ação que deve se perpetuar, sem dúvida.’’
Por fim, Leandro Arevalo Prieto, com mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia/MG e que também estará presente no segundo dia de Fórum, apresentou uma palestra dinâmica com o intuito de desmistificar a oftalmologia veterinária.
‘’É minha primeira vez em Manaus e gostei muito da receptividade, da estrutura como um todo. Temas diversos foram abordados diante de muitos jovens. Eles têm a oportunidade de, ao longo desses dias, absorver conteúdo das mais diversas áreas. É um passo inicial. Eles terão ideias sobre cada uma dessas áreas, o que pode servir de norte para aquilo que eles irão seguir no futuro. ’’
PROGRAMAÇÃO DO DIA 30/03
18h: Francisco Lima Junior - principais arritmias em cães e gatos;

19h: Leandro Arévalo Prieto - doenças oftálmicas do dia a dia;
20h15: Mônica Freitas - controle de qualidade de pescado;
21h15: Sergio Carmona - parasitos de pescado importantes na higiene e inspeção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário