domingo, 18 de fevereiro de 2018

SEPROR deveria reunir com a coordenação da CAISAN, CONSEA e AAM

Acompanho este assunto há bastante tempo, inclusive participando de vários encontros e reuniões. É uma ferramenta de grande importância ao estado, mas sempre notei e questionei a ausência dos titulares das secretarias envolvidas (quase todas) nos debates. Afinal de contas estamos falando de "segurança alimentar" num estado com 1,3 milhão na pobreza. Ainda há tempo para os titulares do Sistema SEPROR conhecerem com mais detalhes esse plano, que é ESTADUAL, e que tem como objetivo "formular as políticas públicas". Um bom caminho seria o Sistema SEPROR agendar um bate papo com a coordenação da CAISAN/AM, CONSEA e AAM (Associação Amazonense dos Municípios) levando outros parceiros do setor primário. 
Veja, abaixo, matéria sobre esse assunto que  está no site da EMBRAPA
Está aberta uma consulta pública para receber contribuições e sugestões para a elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan). A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Caisan/AM) estabeleceu até o dia 28 de fevereiro o prazo para que sejam feitas sugestões à minuta do Pesan, que pode ser consultada no site da Secretaria do Estado de Assistência Social (http://www.seas.am.gov.br/consulta-publica-para-o-plano-estadual-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-pesan/).
O Pesan é o principal instrumento orientador para a superação da insegurança alimentar e nutricional e um dos componentes de compromisso que o Governo do Amazonas assumiu ao aderir o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A minuta do plano foi construída pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Caisan/AM), com a colaboração do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Consea-AM), do qual a Embrapa Amazônia Ocidental faz parte.
Ao elaborar o plano, a Caisan objetiva garantir o cumprimento de metas e ações que assegurem a segurança alimentar e nutricional da população. Para participar da consulta pública, o usuário deverá baixar o questionário específico contido no site e preenchê-lo conforme as orientações compostas no próprio formulário. Depois de preenchido, o questionário deve ser enviado para a Secretaria Executiva da Caisan/AM no período da consulta pública através do e-mail: caisan@seas.am.gov.br.
O primeiro Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Amazonas está sendo elaborado para diagnosticar e retratar um panorama da realidade dos municípios amazonenses. Com isso, o objetivo é formular as políticas públicas para a consolidação do acesso à alimentação adequada e saudável em quantidade e qualidade para todos.

Fernando Goss (1065 - MTb/SC) 

Embrapa Amazônia Ocidental 
Telefone: 92 33037994
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário