quarta-feira, 1 de agosto de 2012

IDAM prioriza agricultores atingidos pela enchente



01/08/2012 - Núbia Pereira

Com o fim da cheia, o município de Careiro da Várzea (a 25 km de Manaus), um dos mais afetados pela inundação recorde de 2012, já está se reestruturando para voltar a produzir e assim ocupar lugar de destaque na economia do estado do Amazonas.
O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, entendendo que o agricultor precisa de investimento para custear as atividades, tem agilizado, ao máximo, o processo de cadastramento, emissão de Declaração de Aptidão do Produtor e elaboração de projetos emergenciais.
Até o momento foram cadastrados 1.423 produtores e agricultores familiares. Quase 300 projetos já foram elaborados e encaminhados ao Banco da Amazônia. A expectativa é que R$ 2.608.876,40 sejam injetados na economia do município. Para a Agência de Fomento da Amazônia – Afeam, outra fonte de financiamento, foram encaminhados e contratados 30 projetos, no valor total de R$ 273.378,00.
De acordo com o gerente da Unloc, Ofir Hage, as atividades variam entre agricultura, pecuária, pesca e artesanato. A ação desenvolvida pelos técnicos do IDAM visa atender aos anseios dos agricultores que perderam toda a produção agrícola por causa da enchente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário