domingo, 5 de agosto de 2012

Nome "BACALHAU" incomoda NORUEGA

O jornal DIÁRIO DO AMAZONAS, edição deste Domingo (5), coluna Claro&Escuro, traz a seguinte notícia: "NORUEGA - Bacalhau incomoda"
Diz a matéria: "Jornalista norueguesa solicitou informações da Secretaria da Produção Rural (Sepror) a respeito do bacalhau da Amazônia. No e-mail ao secretário Eron Bezerra, ela diz que a Noruega, maior produtora e exportadora de bacalhau, está preocupada e pergunta se é possível mudar o nome do produto.

O que diz a Wikipédia: Bacalhau é o nome comum para o tipo de peixe do gênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito "original", ou "verdadeiro", o bacalhau encontrado no mar Atlântico, chamado Gadus morhua, que é uma das cerca de 60 espécies da mesma familia de peixes migratórios. O Gadus vivem nos mares fríos do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.

O site www.bacalhau.com diz que:

São cinco os peixes transformados em bacalhau (veja também Fotografias com os peixes, os respectivos tipos salgados e secos, e as formas de corte.)
O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto peixe é o Cod Gadus Macrocephalus , o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
Clicando nas imagens pode-se ver a foto ampliada de cada um deles.
Mais informações podem ser encontradas na página dedicada aos diversos tipos de bacalhau comercializados no Brasil."


Nenhum comentário:

Postar um comentário