Formar mão de obra qualificada para lidar com o gado foi um dos principais objetivos do curso de vaqueiros realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM/Canutama em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal – Adaf, no período de 27 a 29 de agosto.
Ministrado pela médica veterinária da Adaf, Patrícia Bueno Merlini, o curso levou aos participantes, noções sobre os cuidados com a saúde do animal, práticas sanitárias nas instalações e equipamentos utilizados, uso de medicamentos e controle de parasitas.
Os três dias de atividade foram divididos em aulas teóricas aplicadas no auditório da Câmara de Vereadores, com aulas expositivas. Já a parte prática aconteceu na fazenda Bom Jesus, localizada na comunidade Belo Monte, onde os participantes aprenderam técnicas de castração, contenção do animal, aplicação de vacinas, entre outros.
Para o gerente do IDAM/Canutama, Janderlei Cruz, a capacitação foi importante para passar aos criadores conhecimentos básicos sobre o manejo adequado de bovinos e com isso facilitar o desenvolvimento da atividade.
Ao todo o IDAM/Canutama presta assistência técnica para aproximadamente 61 famílias que trabalham com a criação de bovinos. São três mil hectares de pasto, distribuídos em áreas de terra firme e várzea com uma criação estimada em quatro mil cabeças de boi.
Participaram do curso um público de 27 pecuaristas locais.
Por Paula Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário