quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sistema OCB/Sescoop apoia Certificação Orgânica

 
O Sistema OCB/Sescoop-AM vai trabalhar para a renovação da Certificação Orgânica Internacional da juta e da malva produzidas pela Cooperativa Agropecuária Mista de Manacapuru Ltda. (Coomapem), recebida em 2010 da certificadora francesa para comercialização de produtos orgânicos, a Ecocert, e já vencida.
Nesta terça-feira, 31/07, o presidente do Sistema, Petrucio Magalhães Jr., recebeu na Casa do Cooperativismo Amazonense, sede da OCB, a presidente e o diretor da Coomapem, Eliane Medeiro e Manuel Rodrigues da Silva, respectivamente; o diretor de Negócios da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS), Fernando Guimarães; e o presidente da Federação das Cooperativas do Norte (Fecoop Norte), José Merched Chaar, para iniciar as tratativas visando à renovação.


Em 2010, a ADS, que faz a intermediação entre as entidades que serão certificadas e a Ecocert, firmou convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que financiou os recursos para a certificação. Na reunião desta terça, ficou combinado que a ADS vai fazer o levantamento dos custos para a renovação do contrato de certificação com a Ecocert e o Sistema OCB/Sescoop-AM vai atrair parcerias para viabilizar a renovação.

A certificação consta de análise do processo de produção da cooperativa, observando a atenção dada à preservação do meio ambiente, e da avaliação e treinamento dos cooperados, se necessário. Em 2010, a Coomapem foi pioneira nessa certificação em todo Brasil.

Eliana Medeiro defendeu a preservação do meio ambiente como necessidade da manutenção da vida dos trabalhadores do campo, "de onde tiram seus sustentos", ressaltou. “Precisamos conscientizar nossos produtores a não fazer uso de agrotóxico em suas plantações, preservando, assim, o meio ambiente e se responsabilizando pelo desenvolvimento do Amazonas para garantir o futuro das nossas gerações”, pregou.

O diretor de Negócios da ADS destacou que a certificação tem validade de 12 meses, podendo ser renovada a cada ano, e que tem o objetivo de diminuir o impacto na natureza e melhorar a qualidade do produto final. Fernando Guimarães afirmou que a parceria com o Sistema OCB/Sescoop-AM é muito importante para esse processo de produção, pois facilita a abertura de mercados e agregação de valores aos produtos. “Precisamos trabalhar os produtos juntamente com as cooperativas para termos a possibilidade de renovar essa certificação a cada ano”, disse.

Petrucio Magalhães disse que a intenção não é apenas certificar a cadeia produtiva de juta e malva, mas estender a certificação para outros produtos, como a castanha e o guaraná. “Agora, depois da parceria com a ADS, temos a possibilidade de abrir um diálogo para essas cadeias produtivas e também um plano para que anualmente essa renovação possa ser efetivada e, dessa vez, com as próprias cooperativas se responsabilizando pelo andamento do processo”, previu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário