25/02 ›› Agricultura familiar abastece Escolas de Coari
25/02/2013 - Núbia Pereira
Os estudantes da rede municipal do município de Coari (a 363 Km de Manaus), serão alimentados, a partir do mês de abril, com frutas, verduras, legumes ovos e frangos cultivados pela agricultura familiar. Banana, abacaxi, mamão, limão, couve, alface, sairão fresquinhos da terra direto para a cantina das escolas, graças a parceria entre governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam e a Prefeitura Municipal. A ação faz parte do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) que tem o objetivo de substituir gêneros alimentícios importados por produtos regionais, contribuindo para a interiorização do desenvolvimento e o resgate de hábitos alimentares saudáveis.
A Prefeitura terá disponível, por intermédio do governo federal, R$ 35.000,00 para aquisição dos alimentos. Mas, o valor dever aumentar com investimentos do próprio poder público municipal.
A oportunidade de negócio vai beneficiar 62 agricultores familiares da Cooperativa Agrícola de Coari. Os representantes da Cooperativa estiveram reunidos, na última sexta-feira, 22, juntamente com a gerência da Unidade Local (Unloc) do Idam e nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, para discutir sobre o fornecimento dos alimentos. Na pauta, preços e a entrega da produção foram criteriosamente definidos para que tanto, os alunos – que receberão uma alimentação de melhor qualidade, quanto os agricultores – que terão a comercialização garantida, fiquem satisfeitos.
De acordo com o gerente do Idam, Dimitri Portugal, todo o apoio técnico é de total responsabilidade da Unloc/Idam que já faz o atendimento a grande parte dos produtores da Cooperativa. “Todo esse incentivo fará com que a produção local aumente cada vez mais”, disse ele, ressaltando que, os preços são compatíveis com os de mercado e os alunos ganham ao terem acesso a uma alimentação de qualidade.
Portugal lembrou que, a compra da produção agrícola atende uma resolução do Ministério da Educação de que 30% dos produtos utilizados para a merenda escolar devem ser provenientes da agricultura familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário