sábado, 23 de fevereiro de 2013

Unidade deve produzir mais de 600 mudas de bananeira


22/02 ›› Unidade deve produzir mais de 600 mudas de bananeira
22/02/2013 - Núbia Pereira
  1. Uma Unidade de Produção de Mudas de Bananeiras Regionais, implantada pelo Grupo de Agricultores Esperança e apoio do governo do Estado, por intermédio da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), no município de Presidente Figueiredo, deve produzir até o mês de maio, em torno de 600 mudas de bananeiras, das variedades Prata e Maçã. As mudas irão beneficiar dez agricultores familiares que fazem parte do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica de Presidente Figueiredo.
Estes agricultores são os atores principais de um trabalho que pretende contribuir para o resgate dessas variedades que sofreram um intenso processo de erosão genética com o surgimento da sigatoka negra – a mais grave e temida doença que afeta o crescimento e produtividade das bananeiras provocando perdas de até 100% da produção.

De acordo com o articulador do Projeto de Apoio a Agroecologia e Produção Orgânica, Mário Ono, a nutrição das plantas é feito de forma simples e barata. Os agricultores fazem a reciclagem do lixo orgânico e utilizam serragem, folhas e capins, casca de cupuaçu, restos vegetais e esterco bovino, para produzir o adubo usado na Unidade.  “Além de evitar a poluição, a iniciativa faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil”, aproveitando um recurso que antes era desperdiçado, disse Ono. Esse tipo de compostagem é uma das atividades praticadas pelos integrantes da Rede de Agricultores Tradicionais do Amazonas (Reata) e vem apresentando resultados surpreendentes, associado ao biofertilizante, outro adubo preparado a partir de resíduos orgânicos e enriquecido com folhas de leguminosas e outras plantas ricas em nutrientes (adubos verdes). 

O auxílio do Idam é fundamental. Técnicos locais orientam sobre o passo a passo do processo da compostagem orgânica, interagindo com os agricultores que reúnem os resíduos. A primeira etapa consiste na formação da pilha, quando o material começa a ser processado por microorganismos. Periodicamente os agricultores fazem o reviramento da pilha de compostagem orgânica formada em meado do mês de janeiro.
A ideia que os agricultores multipliquem as mudas para então serem cultivadas em suas unidades de produção, de forma consorciada com outras culturas, visando a obtenção de alimentos saudáveis para o autoconsumo das famílias e geração de renda com sustentabilidade socioambiental e econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário