Uma equipe de técnicos do Idam, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, e do Banco do Brasil esteve esta semana na comunidade do Caburi para reunir com comunitários da Cooperativa de Pequenos Agricultores Familiares daquela região e discutir sobre a prorrogação das dividas do Pronaf, Programa Nacional da Agricultura Familiar.
A reunião teve como pauta principal a discussão da “Resolução Nº4028 do Banco Central do Brasil que faculta aos agricultores a prorrogação das dividas”, segundo afirma Nilzomar Barbosa, gerente do Idam em Parintins. De acordo com Nilzomar a prorrogação dos débitos chega a até 10 anos, dependendo da dívida, uma vez que em alguns casos o financiamento desses agricultores, pescadores e criadores chega a R$15 mil. Os financiamentos desses projetos foram voltados para atividades econômicas que tem como base a mandioca e a cana-de-açúcar.
A equipe técnica do Idam/Parintins foi formada pelo Técnico de Pesca, José Cursino, Engenheiro de Pesca Lucivaldo Pereira e o Técnico Extensionista Rural Augusto Rubem Pereira. A equipe foi acompanhada por representantes da Agência de Parintins do Banco do Brasil.
Nilzomar afirma que o pagamento de apenas 3% dos débitos já garante a prorrogação da divida total, o que libera o produtor a uma nova linha de crédito. “Esses pequenos agricultores só terão que integralizar 3% de seus débitos e ter essa dívida prorrogada, ficando adimplentes com o Pronaf”, informa Nilzomar.
Eldiney Alcântara/alvorada Parintins
|
terça-feira, 19 de março de 2013
Débitos prorrogados: Idam e BB prorrogam prazo para pagar Pronaf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário